quinta-feira, 2 de abril de 2009

Quem somos?

Bárbara Wong

Jornalista e editora no jornal PÚBLICO.
Prémio A Família e a Comunicação Social, em 2005.
Autora dos livros A Escola Ideal: Como escolher a escola do seu filho dos 0 aos 18 anos, publicado pela Sebenta, em 2008; e de A minha sala de aula é uma trincheira, editado pela Esfera dos Livros, em 2011.
Mãe de um rapaz e de uma rapariga adolescentes.
É feliz quando lê, conversa sobre trivialidades (ou nem por isso), faz projectos e viaja. É muito feliz quando está com a família e os amigos, de preferência debaixo de um toldo às riscas azul forte e branco, com o marulhar como ruído de fundo.

Ver perfil

7 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa.
    Na verdade, é importante termos um espaço para troca de ideias sobre educar em português.
    Já agora, sabem-me dizer se o acordo ortográfico já deve ser aplicado nos exames nacionais de Português?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas suas palavras.

    Não houve quaisquer indicações quanto a esta matéria. Pelo que se depreende que os alunos poderão utilizar ainda a ortografia a que estão habituados. Este processo terá de ser primeiro implementado nas escolas e só depois regulamentado no que diz respeito aos exames.

    As normas relativas aos exames de 2009 não referem esta matéria. Pode consultar estas informações de exame aqui: http://www.gave.min-edu.pt/np3/218.html

    Ana Soares

    ResponderEliminar
  3. Cargos de Direcção Superior…
    Posted by Paulo Guinote under Abusos de Poder, Educação, Gestão
    [35] Comments
    … mas nem por isso.

    Dirigentes das escolas poderão ter de devolver suplementos remuneratórios ao Estado. Porque a classificação dos seus cargos enquanto de direcção superior é uma violação manifesta da lei que exclui expressamente as escolas desta classificação.

    Esta situação que considero aberrante consta do despacho Despacho 9744/2009, Proémio, parágrafo 8. Ali se dispõe, passo a transcrever, que no que tange à direcção das escolas cabe «ao director, subdirector e adjuntos o exercício das funções de direcção superior e aos coordenadores de estabelecimento de educação pré -escolar ou de escola integrada num
    agrupamento e aos coordenadores de departamento curricular o desempenho das funções de direcção intermédia»

    Este despacho contraria flagrantemente a Lei da Assembleia da República (Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro com as alterações introduzidas pelas Leis n.º 51/2005, de 30 de Agosto e n.º 64-A/2008, de 31 de Dezembro).

    O Secretário de Estado Valter Lemos sabia perfeitamente que a lei exclui os dirigentes dos órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino dos cargos de direcção superior e intermédia (artigo 1.º, n.º 5, alínea c)).

    É sintomático que os dirigentes das escolas detenham cargos de direcção superior (no despacho nem se refere sequer se são de 1.º ou 2.º grau ) assim os equiparando ao próprio director-geral e sub-director geral ou ao director regional.
    Há bacharéis a exercer cargos de adjunto quando a Lei exige a licenciatura para cargos de direcção superior (com o conivência do ME).

    Porque a anterior Ministra queria fazer passar a ideia de que o novo de modelo de gestão autocrático das escolas era muito bom deu umas «bolachinhas» aos dirigentes – passando por cima da Lei. Calando os novos «reitores».


    José Luz

    ResponderEliminar
  4. Gostava de saber se estes jornalistas bons ou maus, penso que bons, já alguma vez leccionaram, se sabem o que é estar numa sala com 30 adolescentes de vários escalões etários e níveis sociais, a enfiar-lhes o saber e aturar as más educações e ainda correr o risco de dano à integridade física e para mais ser enxovalhado na praça pública e vistos como o mal da sociedade!
    Assim se define a profissão de professor!

    ResponderEliminar
  5. Esta jornalista em particular já leccionou, pouquissimo tempo, dois períodos, numa escola pública, de elite. Por isso teve uma boa experiência. Esta jornalista sabe como se define a profissão de professor, é tudo o que disse, mas é muito mais! Não desista do "muito mais", do ensinar, do abrir os olhos aos alunos, de os acolher nas suas dúvidas e de não se intimidar. O adulto é o professor. Coragem e bom início de ano! BW

    ResponderEliminar
  6. Sugiro uma visita a www.madeira-edu.pt/anolectivo para conhecer o lançamento do ano lectivo na Região Autónoma da Madeira.
    Cumprimentos,
    AFC

    ResponderEliminar
  7. Anabela- Ainda não li...mas sem duvida irei ler...porque eu tenho dois filhos, porque adoro ler...quem sebe ainda aprenderei algo que nunca descobri... e tambem pela empatia que tenho pela escritora...

    ResponderEliminar