quinta-feira, 23 de abril de 2009

Escolaridade obrigatória

Mais três anos de escolaridade não é sinónimo de alunos que concluem o 12.º ano, avisa-me o secretário de Estado da Educação Valter Lemos. Isso só acontecerá quando o “sistema educativo for eficiente”, acrescenta. Portanto, um aluno poderá chumbar sistematicamente e completar os 12 anos de escolaridade obrigatória.
E para quando um sistema eficiente e interessante, que cative todos os alunos, que os faça ir até ao fim? Sem a ameaça de perda da qualidade do ensino?
Qualidade e quantidade “não são inconciliáveis”, responde a ministra Maria de Lurdes Rodrigues. Embora admita que “o objectivo exige muito da sociedade portuguesa, da escola, dos professores e das famílias” porque ter todos os alunos na escola, durante mais anos, trará o problema da diversidade...
Com esta medida, suspeito que o ensino privado de qualidade sai a ganhar. Os alunos que até agora saiam no final do 3.º ciclo para a escola pública, mais precisamente para os antigos liceus, vão pensar duas vezes. Afinal, os bons professores estão a pedir a reforma antecipada e a escola pública passará a acolher todos, incluindo os que não querem lá andar. Não sei se os pais estão dispostos a arriscar.

BW

2 comentários:

  1. Desculpe lá mas esta sua frase:

    Afinal, os bons professores estão a pedir a reforma antecipada

    é a negação de que os professores mais novos são bons???? ou é so mesmo ignorante???

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    É tão só dizer que os professores mais velhos estão a pedir a reforma. Gosto de acreditar, descansa-me, que todos os professores são bons, independentemente da idade. BW

    ResponderEliminar