quinta-feira, 2 de abril de 2009

Quem somos?

Ana Soares

Professora de Português, com experiência no ensino básico e secundário, recorrente (noturno), superior (na área da formação de professores) e no ensino público e privado.
Autora de livros de apoio ao estudo da disciplina de Língua Portuguesa (Colecção Tira-Dúvidas - Língua Portuguesa, 3º ciclo, ed. Asa); e de manuais escolares de Português - 2º ciclo (Porta-Viagens, 5º e 6º anos, Texto Editores).
Investigadora com trabalhos na área da Linguística – Análise do Discurso (dissertação de mestrado A voz do povo em o Ano da Morte de Ricardo Reis de José Saramago: Integração e Reformulação Discursiva e dissertação de doutoramento Fontes da Matriz Discursiva da Aula de Português – Contributos para a sua Constituição).
Mãe de um rapaz e de uma rapariga.
Apaixonada por livros mágicos, ilustrações de sonho, pela praia, poesia , literatura infantil, pelo tempo com a família e amigos.

Ver perfil

7 comentários:

  1. Também sou professora, mãe e observadora da realidade, tão estimulante quanto díficil, que é educar em português e sobretudo em Portugal. Não posso deixar de felicitar as autoras pela iniciativa de quererem partilhar as suas ideias sobre uma matéria sempre actual e que a todos forçosamente deveria interessar.
    Desejo, por isso, votos de muito êxito para este projecto e inscrevo aqui a promessa de ser uma frequentadora assídua deste blog que me atreverei por vezes a comentar ( como estou a fazer e parece-me que sou a primeira!).
    Os comentários que não conseguir fazer aqui, planeio já proferi-los "debaixo de um toldo de riscas azul forte e branco, com o marulhar como ruído de fundo", espaço onde entre risos,banhos e muita areia aprofundei laços de amizade com as autoras num verão que foi a todos níveis marcante.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Ana, como vai? Retribuo a visita que você fez ao Blogdati, para o post A linguagem corporal da criança.
    Tentarei acompanhar com assiduidade os posts do blog que você edita. Educação, literatura e cultura são temas que me interessam muito e poder trocar experiências com profissionais da área é bastante gratificante e tenho certeza, será enriquecedor.
    Um abraço. Tiffany Stica

    ResponderEliminar
  3. Também ja fui professora! Agora por força do destino escolhido por nós sou emigrante que salta de país de 3 em 3 anos. Mãe de 4 filhos observo com alguma apreensão a perca do nível de português (falado e sobretudo escrito!) dos meus piolhos. Vou tentar vir aqui mais vezes! Parabens!

    ResponderEliminar
  4. Cargos de Direcção Superior…
    Posted by Paulo Guinote under Abusos de Poder, Educação, Gestão
    [35] Comments
    … mas nem por isso.

    Dirigentes das escolas poderão ter de devolver suplementos remuneratórios ao Estado. Porque a classificação dos seus cargos enquanto de direcção superior é uma violação manifesta da lei que exclui expressamente as escolas desta classificação.

    Esta situação que considero aberrante consta do despacho Despacho 9744/2009, Proémio, parágrafo 8. Ali se dispõe, passo a transcrever, que no que tange à direcção das escolas cabe «ao director, subdirector e adjuntos o exercício das funções de direcção superior e aos coordenadores de estabelecimento de educação pré -escolar ou de escola integrada num
    agrupamento e aos coordenadores de departamento curricular o desempenho das funções de direcção intermédia»

    Este despacho contraria flagrantemente a Lei da Assembleia da República (Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro com as alterações introduzidas pelas Leis n.º 51/2005, de 30 de Agosto e n.º 64-A/2008, de 31 de Dezembro).

    O Secretário de Estado Valter Lemos sabia perfeitamente que a lei exclui os dirigentes dos órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino dos cargos de direcção superior e intermédia (artigo 1.º, n.º 5, alínea c)).

    É sintomático que os dirigentes das escolas detenham cargos de direcção superior (no despacho nem se refere sequer se são de 1.º ou 2.º grau ) assim os equiparando ao próprio director-geral e sub-director geral ou ao director regional.
    Há bacharéis a exercer cargos de adjunto quando a Lei exige a licenciatura para cargos de direcção superior (com o conivência do ME).

    Porque a anterior Ministra queria fazer passar a ideia de que o novo de modelo de gestão autocrático das escolas era muito bom deu umas «bolachinhas» aos dirigentes – passando por cima da Lei. Calando os novos «reitores».


    José Luz

    ResponderEliminar
  5. Viva

    O Meu nome é António e vi que no seu "post" - " Truques e Dicas para um maior sucesso no Exame Nacional de Português", havia uma referência de que uma resposta a uma pergunta "post", intitulada "Como se estuda para o exame de Português?", já tinha sido dada recentemente....gostaria de saber onde posso encontrar esse "post" no vosso blog. Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Pode consultar aqui
    http://educaremportugues.blogspot.com/2010/03/como-se-estuda-para-o-exame-de.html

    Obrigada
    AS

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,
    Sou a Mariana Santos da Escola EB 23 da Venda do Pinheiro e vou fazer uma apresentação do livro "No labirinto do Minotauro". Para isso precisava de saber a sua data e local de nascimento. Tem alguma biografia publicada na NET?
    Obrigada, Mariana Santos

    ResponderEliminar