quinta-feira, 23 de abril de 2009

Alargamento da Escolaridade Obrigatória e do Plano Nacional de Leitura


Dia Mundial do Livro cheio de novidades na educação.

Alargamento do Ensino Obrigatório

Destacamos a aprovação pelo Conselho de Ministros da proposta para alargamento da escolaridade obrigatória de nove para doze anos (para todos os alunos que a partir do próximo ano frequentem o ensino) e a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos cinco anos de idade.

Esta última é muito bem vinda, uma medida urgente para bem das famílias, economia, taxa de natalidade, enfim...

Quanto à primeira, é claro que é discutível, não o alargamento em si, mas o que ele pode representar.
Se tivessemos a certeza que todos teriam a oportunidade de serem jaguares é claro que a questão ganharia consenso! Implicitamente, a Srª Ministra comparou a "produção" de alunos e carros, quando, respondendo a algumas críticas, referiu que qualidade não é inimiga da qualidade, palavras que ouvi há que ouvi há pouco e que vos sugiro que oiçam também.

Leia mais aqui e oiça aqui.

Plano nacional de Leitura no pré-escolar


Hoje, na sessão de abertura da Conferência Nacional de Educação de Infância, a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou que o Plano Nacional de Leitura vai ser alargado ao pré-escolar já no próximo ano lectivo.

Leia mais aqui.

1 comentário:

  1. Read for the Record 2009 a 8 de Outubro


    Read for the Record é uma iniciativa internacional que visa sensibilizar para a importância da educação pré-escolar e da literacia.

    Todos os anos, a Jumpstart, uma organização Norte-Americana sem fins lucrativos, patrocina este evento na tentativa de quebrar o recorde do Guinness Book of Records como o maior evento de leitura partilhada de sempre, ao incentivar pessoas de todo o mundo e de todas as idades a ler o mesmo livro no mesmo dia.

    Este ano, o livro escolhido foi “A Lagartinha Muito Comilona” de Eric Carle, um clássico que comemorou os seus 40 anos no passado dia 20 de Março de 2009, agora em nova edição da Kalandraka, com tradução de Ana Aires e Isabelle Buratti.

    A FasTracKids Int. apoia e promove esta iniciativa em todas as suas localizações nos cerca de 50 países em que se encontra.

    Vão a www.readfortherecord.org e participem!

    ResponderEliminar