sexta-feira, 10 de abril de 2009

Quando os alunos querem estudar mais

Aqui o ano lectivo não começa em Setembro, mas agora, depois do Verão. E com ele uma nova reforma no secundário. Neste estado, em 2017 escolas públicas há um novo currículo. Das 14 disciplinas, os alunos podem escolher as que querem seguir a partir do 11.º ano. Por exemplo, se um aluno quiser humanidades não precisa das cadeiras de Física, Química ou Biologia. Contudo, a Matemática é obrigatória. A escola pode escolher a oferta.

Até aqui nada de novo. Em Portugal é assim desde o 10.º.
No entanto, as privadas têm liberdade para continuar a oferecer todas as disciplinas. Os alunos que quiserem continuar a ter as cadeiras que não precisam terão de recorrer a explicações ou mudar de escola, para outra pública ou para uma privada.
Os professores queixam-se que o objectivo é poupar. Mas são as queixas dos alunos que surpreendem:
¨Se eu quiser fazer todas as matérias, terei que ir buscar outra escola¨,
"O conteúdo é muito superficial",
"O ensino público ficou mais fraco",
"Sinto que estou a ser prejudicado".
Eu não quero ser má língua, mas não consigo imaginar os alunos portugueses a emitir estas opiniões.

Bárbara Wong

2 comentários:

  1. E que belos posts!!! Tenho-te ou antes tenho que vos dizer que estou a gostar muito mas mesmo muito do blog.
    Bom regresso a casa e como não nos vemos que estou por terras faialenses, uma Santa Páscoa para todos vós.
    Beijos
    Be

    ResponderEliminar
  2. os alunos portugueses seria mais do género "e ainda nos obrigam a ter matemática!...coisa que não nos serve para nada na vida..."

    bom regresso

    ResponderEliminar