domingo, 26 de abril de 2009

Novo romance de Pepetela - agenda e sugestões



Pepetela, pseudónimo pelo qual se tornou conhecido Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, tem um novo livro: O Planalto e a Estepe. Segunda-feira, na Pó dos Livros, pelas 18h30min, haverá uma sessão de leitura da referida obra.

O autor Angolano entrou lá em casa, os seus livros, bem entendido, quando na escola começámos a propor aos alunos do 11.º ano obras de autores de expressão portuguesa, no âmbito do contrato de leitura.

Após um período de adaptação (pois os miúdos, apesar dos seus 15/16 anos, às vezes, também são conservadores), lá entraram também na vida dos jovens alunos autores como Mia Couto, Erico Veríssimo, Luandino Vieira, Manuel Rui, Jorge Amado e Pepetela.

Este último tem sido bem amado pelos miúdos.

Escolhem preferencialmente Jaime Bunda, em várias das suas versões, muitas vezes levados pelo título e capa, entusiasmados com a crítica que se adivinha logo na analogia entre o Jaime Bunda e James Bond.





Escolhem ainda A Montanha da Água Lilás. Este é, na verdade, uma fábula para todas as idades, que vos recomendo. Através da alegoria, o autor propõe uma crítica aos homens que se deixam corromper pelo poder que a posse de recursos humanos pode representar. Numa linguagem simples e poética, Pepetela chega a jovens adolescentes e a adultos, levando-os a reflectir tanto sobre o processo social que leva à diferenciação de classes como sobre a estruturação de uma economia. Com as estranhas personagens deste livro, criaturas muito engraçadas, os jacalupis, Pepetela faz um colorido retrato do mundo e dos homens.



Ana Soares


Sem comentários:

Enviar um comentário