sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 de Abril nas escolas.

Não se comemora explicitamente este dia na maioria das escolas, no entanto, ele vai ganhando vida sempre que a propósito da disciplina de História ou Português, por exemplo, se recorda o dia e o que ele representa.
No 11º ano, a obra Felizmente Há Luar!, de Sttau Monteiro, proporciona esta reflexão.
Este ano, na escola, descobrimos o grupo Petrus Castrus e integrei na minha planificação de aulas sobre a referida peça de teatro uma reflexão sobre algumas das músicas desta banda dos anos 60/70.

"falta saber qual é o futuro que vence
falta saber qual é e a quem pertence"

Ouvindo, lendo e interpretando alguns dos seus poemas, vimos como aquela juventude via e sentia o regime que tanto os oprimia, descobrimos os sonhos que tinham e as batalhas que travaram. Falámos dos sonhos que hoje, 35 anos depois, faltam a alguns.

Deixo como sugestão o CD Mestre, editado pela Valentim de Carvalho
Ana Soares



5 comentários:

  1. Interessante!!! Estou a ver que és uma professora muito mais à frente do que a minha do 11º ano!! Ainda bem!! Sorte têm os teus alunos.
    Um beijo grande e sem qualquer sombra de dúvida:
    Viva o 25 de Abril!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!
    Não tenho a certeza se eles acham que é uma sorte. Eu faço por isso.

    bj

    ResponderEliminar
  3. Ainda hoje tive à procura na Fnac de um livro para crianças de 4 anos sobre o 25 de Abril...

    Cristina

    ResponderEliminar
  4. Amanhã vamos ter sugestões de livros...
    Visite-nos.

    ResponderEliminar
  5. a catarina, na escola (pré-escolar), passou a semana a falar do 25 de abril, entre desenhos, jogos, canções, peças de teatro e muitos cravos, chegou a sexta e disse-me "ainda bem que amanhã já é 25 de abril... já estou farta de cravos!" e eu a pensar comprar-lhe um livro... desisti!

    ResponderEliminar