quarta-feira, 16 de junho de 2010

Exame nacional de Português 12º ano, 2010 - Soluções e comentário

Já está. O exame nacional de Português terminou há poucos minutos. Os alunos estavam satisfeitos. Saiu um excerto d'Os Lusíadas. Um excerto analisado em aula. O grupo II, do funcionamento da língua, não fugiu à tradição: escolhas múltiplas e um quadro de correspondência. Ainda não saíram os critérios de classificação do Gave, mas as alíneas não me parecem ambíguas ou discutíveis. O grupo III - do texto argumentativo - partia de um tema interessante, o das viagens. Vamos esperar pelos critérios de classificação / soluções, mas estou satisfeita!
Ana Soares

PS - Aqui vão as soluções do grupo II do 12º
1. superior
2. instruída
3. marcou o começo de uma nova era
4. lexical
5. oposição
6. os homens
7. pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo
8.
a - estabelece uma relação de contraste
b - retoma um referente expresso na primeira linha...
c - clarifica a referência de uma expressão nominal
d - fundamenta a ideia exposta no segundo parágrafo ...
e - introduz modificador do predicado

26 comentários:

  1. isto é o exame do 12º ano, certo?

    ResponderEliminar
  2. Aqui por estes lados estava tudo a espera de Mensagem e Alberto Caeiro..
    É caricato, no meio de tanta matéria interessante de se colocar num exame e poem logo LUSIADAS..
    as proprias professoras sempre disseram ao longo do ano que lusiadas era pouco provavel sair...
    vamos la ver os criterios...

    ResponderEliminar
  3. Que exemplos concretos teriam de ser dados no grupo III, sobre as viagens?

    Os exemplos dos meus argumentos foram estes:
    1) viajar devido a um desejo de liberdade - procura de um estado de espirito - descoberta pessoal
    2) viajar para adquirir conhecimento sobre a cultura e historia de um povo - procura de elementos externos - descoberta dos outros

    Seria preciso dizer que locais se podiam visitar com estas características? Do género: mencionar uma viagem ao Hawaii ou à Índia?

    ResponderEliminar
  4. PS - será que poderia responder no meu blog? Obrigado

    ResponderEliminar
  5. RP,
    os seus exemplos parecem confundir-se com os próprios argumentos... Todavia, não lendo o texto, tenho dificuldade em pronunciar-me.
    Boa sorte.
    AS

    ResponderEliminar
  6. Inês,
    as soluções que aqui coloquei foram feitas por mim. Entretanto, as soluções do Gave já estão disponíveis.

    ResponderEliminar
  7. Era o que temia.

    Não sabia se havia de escrever exemplos concretos e acabei por não mencionar nada.

    Não consigo, no entanto, interpretar que corte é que isto corresponde na cotação.. enfim.

    ResponderEliminar
  8. RP,
    o grupo III vale 30 (estruturação e conteúdo) + 20 (ortografia e pontuação).
    É nos 30 pontos que pode ser feito o desconto. Veja os descritores que estão no final dos critérios de correcção, para ver em que nível pode estar o seu texto.

    ResponderEliminar
  9. sabem quando estará a resoluçao no gave?

    ResponderEliminar
  10. Já lá está.
    http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=294&fileName=Portugues639_CCF1_10.pdf

    ResponderEliminar
  11. Já seria altura de quem ensina português parar com a mania de dizer aos alunos estudem esta matéria em vez daquela, porque esta sai de certeza e aquela é pouco provável sair...

    Nos exames de português pode sair tudo, e agora até é bem mais fácil doque por exemplo nos finais dos anos 90 em que só no primeiro período se davam 3 romances e vários poetas, que podiam sair em exame (e ainda tínhamos o 2º e 3º período pela frente com vários autores e obras para dar) e agora toda a matéria de português são só 4 autores o ano inteiro.

    Efectivamente a mania de dizerem isso não sai, estudem mas é isto, porque pela lógica é isto que sai só prejudica os alunos e viu-se a reacção de quem esperava Pessoa e saiu Lusíadas porque a aposta de quem ensina era a Mensagem, aposta essa que pode vir a comprometer o acesso ao ensino superior de muitos...

    Partilho a minha experiência, talvez no futuro possa ajudar alguém.

    Em 2000 quando fiz exame de português o professor jurava que ia sair Miguel Torga, poeta português, pelas contas dele e por A + B era o que saía e no exame saiu Eugénio de Andrade! um poeta moçambicano, que nem sequer demos em aula, e sobre quem eu nada sabia, nem da escrita, nem biografia, nada. Felizmente mantive a nota normal que costumava ter 17 valores, mas não foi com a ajuda do professor.

    Foi difícil fazer o exame, e mesmo os momentos de pânico que senti podiam ter sido evitados se o professor não tivesse a mania das apostas do que vai sair e tivesse dado a matéria, porque na verdade tudo pode sair, porque qualquer um dos autores faz parte do programa.

    ResponderEliminar
  12. professores, nao se esqueçam de puxar as notinhas :D

    ana pereira

    ResponderEliminar
  13. Eu estava à espera de tudo menos lusíadas.
    E o problema é que comecei a entrar em paranóia.
    Enfim... Segunda fase aqui vamos nós

    ResponderEliminar
  14. O exame parece muito fácil, verdade, mas não o corrijo, não sei exactamente o que se exige na qualidade das respostas abertas. Talvez não seja assim tão linear (tenho esperanças).
    Quanto aos três romances dos finais dos anos 90, é engraçado que não me lembro nada disso e já dou Português desde os princípios dos anos 80! Os exames começaram por ter questões mais exigentes (mais matéria, resumo, gramática), mas se calhar a correcção admitia mais falhas do que admite hoje. Repare-se, por exemplo, que era possível ter média de 17 e achar que Eugénio de Andrade é poeta moçambicano de quem nunca se tinha ouvido falar (e pouco se descobriu, depois disso). Afinal, às tantas, só mudam mesmo as moscas...

    ResponderEliminar
  15. problemático é mesmo a formação dos nossos docentes que não só saem mal preparados, têm uma fraca cultura geral e consequentemente a comunidade discente é fruto dessa terrível herança . Cabe aos governantes mudarem este estado caótico a que chegámos e providenciarem no sentido de as nossas faculdades serem mesmo centros de boa formação a todos os níveis à semelhança do que eram os professores da velha guarda. Que saudades!

    ResponderEliminar
  16. De comentários sobre o exame de 12.º ano, parece-me que este espaço se tornou consultório de psicologia para alguém que parece seguramente traumatizado com o ensino. Pena! Tive excelentes professores quando fui estudante e continuo a conhecer professores excelentes. Com em todas as áreas, há sempre os menos bons mas o erro da generalização continua.

    ResponderEliminar
  17. alguém me sabe informar quando saem as classificações da 1º fase?

    ResponderEliminar
  18. Ao que tudo indica, dia 8.

    ResponderEliminar
  19. oloa gostaria k me desssem um site onde poderia ver os resultados dos exames é km amanha cedo nao poderei ir a escola :S obrigada

    ResponderEliminar
  20. Olá, é a primeira vez que visito este blog. Mas gostei do que li. Há muitos anos que não estudava, mas este ano tomei a decisão de o fazer e lá fui à 1ª fase de Português. Tive a ajuda de uma explicadora e por acaso partilho da opinião de alguns de vocês quando dizem que os prof enganam quando dizem que é provável sair "isto em vez daquilo". Comigo aconteceu o mesmo. Porque me preparei imenso para Fernando Pessoa, Luis Sttau Monteiro e Saramago. Lusiada investi muito pouco..... e o resultado foi negativo! Mas lá vou eu na próxima 4ªf. Espero que a sorte esteja do meu lado e de todos aqueles que desejam aceder ao ensino superior. Aos mais novos, aqui fica um conselho: Nunca desistam! Pois as condições em que me candidato agora são bem diferentes daquelas que tinham há 10 anos atrás. Hoje sou mãe, trabalhadora e dona de casa. Mas mesmo assim aqui estou eu! Boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  21. Hmm muito bem é de exemplos como o seu que precisamos...
    Nunca é tarde aliás acho que mais vale ser um pouco mais tarde do que o normal e ter a certeza e a determinação que é necessária do que se jogar para qualquer coisa só porque quer ter um diploma universitário. Muita força para si que tem 4 responsabilidades permanentes(mãe, trabalhadora, dona de casa e ser Mulher) e se tudo correr bem ainda vai ter mais uma (estudante). Boa sorte e muitas felicidades!!

    Ps: Admiro muito a sua determinação!!

    ResponderEliminar
  22. 2ª fase = facilitismo XD

    ResponderEliminar
  23. olaa... alguém me pode dizer se já saiu a resolução do exame de portugues 2ª fase?

    ResponderEliminar