sexta-feira, 25 de junho de 2010

O que é que se passa na escola de Fitares?

A escola de Fitares tornou-se notícia quando se soube que um professor de Música não aguentou a pressão provocada pelos alunos e se atirou da ponte sobre o Tejo. A escola permaneceu nas notícias porque outro professor terá sido agredido, depois veio outro que terá sido acusado de assédio por uma aluna e foi suspenso. Esta semana, a escola voltou a ser notícia porque terão sido roubados computadores e documentos da escola, na mesma noite que a escola cedeu o espaço para um casamento...
No entanto, a direcção da escola não fala! A Direcção-Regional também não, o Ministério da Educação ainda menos e sabe-se lá o que é que se passa realmente na escola de Fitares...

Entretanto, a escola criou um abaixo-assinado (a que tive acesso por portas travessas) onde defende o silenciamento da comunicação social, onde acusa o Diário de Notícias de uma cabala contra a escola. Reza assim:

"1.Estranhamos que o Diário de Notícias colabore com esta campanha difamatória, veiculando informações falsas. Que outros o façam, já poderíamos esperá-lo. Mas o Diário de Notícias é uma instituição bicentenária de referência no panorama informativo nacional.
2.Que serviço público é este, em que se dá tempo de antena, a qualquer um que, sem responsabilidade, pois que anonimamente, acusa, difama, conspurca, destrói?
3. Não estará na altura de se repensar a liberdade de imprensa, exigindo que esteja associada à responsabilidade (responsabilidade de quem informa e que, para isso, é deontologicamente obrigado a ouvir diferentes fontes e a confirmar as informações que veicula)? Quando não se tem possibilidade de confirmar a informação através de outras fontes, não seria mais correcto não a divulgar?
4.A comunicação social, salvo raras e prestigiadas excepções, tem-se tornado veículo de divulgação do pior que a sociedade tem, e, por isso, tem contribuído para a crise que todos estamos a viver.
5. Antes de crise económica, esta é uma crise de valores e de cidadania. O que está em causa é o nosso modo de vida, a democracia e a sociedade ocidental.
6.A comunicação social tem um papel fundamental no aperfeiçoamento das instituições democráticas. Não se pode demitir das suas responsabilidades.
7. Nós, os cidadãos-educadores de uma nova geração de leitores e de pensadores livres, exigimos informação responsável."

Parece que o meu nome está neste documento. Eu não assinei nada, eu desconhecia este texto até ter sido alertada para esta questão. Eu não poderia assinar um texto esquizofrénico onde se põe em causa a liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, se defende o papel fundamental da comunicação social. Onde se acusa a comunicação social de ser culpada pela crise, onde a escola age como uma virgem ofendida.
E pergunto: Passaram-se ou não os casos que têm sido notícia? Porque é que a direcção nunca sentiu necessidade de repor a verdade? De justificar as suas acções? Desafio a senhora directora a dar uma entrevista ao PÚBLICO ou até ao Diário de Notícias (sempre acho o PÚBLICO um jornal de mais referência do que o DN, que tem como director o ex-director do Correio da Manhã, mas isso sou eu a puxar a brasa à minha sardinha...), onde ponha os pontos nos is, onde diga claramente: afinal o que é que se passa na escola de Fitares?
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário