quarta-feira, 23 de junho de 2010

Fundação Francisco Manuel dos Santos - PORDATA

A PORDATA – Base de Dados Portugal Contemporâneo - torna acessíveis, de modo simples e sem custos, todos os indicadores que permitam conhecer e avaliar as condições de vida dos portugueses. Vale a pena clicar e ver os números mudar...


Destaco alguns dos números do dia de hoje (recordo que os mesmos são constantemente actualizados, por isso o melhor é clicar aqui).



Hoje (11h30)



Nascimentos - 136
Óbitos - 140


Saldo migratório - 30
Jornais e revistas em circulação - 1.152.500
Despesa pública com educação - 9.999.000 euros
Despesa pública com saúde -13.952.000 euros



A PORDATA é um projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos.


As áreas prioritárias para intervenção da Fundação são as da Saúde, da Justiça, da Educação, da Demografia, dos direitos e deveres dos cidadãos e do Estado de Protecção Social.
Outras áreas que merecerão atenção a curto prazo são o Envelhecimento demográfico; as condições sociais e económicas da população; o Estado e a Administração Pública; os grandes serviços públicos; questões de identidade nacional e da integração europeia; as relações laborais; as condições sociais, institucionais e legais da actividade económica; organização e papel da sociedade civil; a cultura, a informação e a comunicação; obstáculos e factores de desenvolvimento.



No seu primeiro ano, foi considerada prioridade a informação dos cidadãos. Isto é, a Fundação entendeu que era seu dever fornecer aos cidadãos o maior número de instrumentos de informação e conhecimento, a fim de eles poderem formar a sua opinião independente. Para a Fundação, uma opinião livre é uma opinião informada.



Assim, a primeira realização da Fundação a ser tornada pública foi a PORDATA .

Sem comentários:

Enviar um comentário