Já está. O exame nacional de Português terminou há poucos minutos. Os alunos estavam satisfeitos. Saiu um excerto d'Os Lusíadas. Um excerto analisado em aula. O grupo II, do funcionamento da língua, não fugiu à tradição: escolhas múltiplas e um quadro de correspondência. Ainda não saíram os critérios de classificação do Gave, mas as alíneas não me parecem ambíguas ou discutíveis. O grupo III - do texto argumentativo - partia de um tema interessante, o das viagens. Vamos esperar pelos critérios de classificação / soluções, mas estou satisfeita!
Ana Soares
PS - Aqui vão as soluções do grupo II do 12º
PS - Aqui vão as soluções do grupo II do 12º
1. superior
2. instruída
3. marcou o começo de uma nova era
4. lexical
5. oposição
6. os homens
7. pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo
8.
a - estabelece uma relação de contraste
b - retoma um referente expresso na primeira linha...
c - clarifica a referência de uma expressão nominal
d - fundamenta a ideia exposta no segundo parágrafo ...
e - introduz modificador do predicado
isto é o exame do 12º ano, certo?
ResponderEliminarPodia sair Heterónimo
ResponderEliminarAqui por estes lados estava tudo a espera de Mensagem e Alberto Caeiro..
ResponderEliminarÉ caricato, no meio de tanta matéria interessante de se colocar num exame e poem logo LUSIADAS..
as proprias professoras sempre disseram ao longo do ano que lusiadas era pouco provavel sair...
vamos la ver os criterios...
Onde foi buscar a resolução?
ResponderEliminarQue exemplos concretos teriam de ser dados no grupo III, sobre as viagens?
ResponderEliminarOs exemplos dos meus argumentos foram estes:
1) viajar devido a um desejo de liberdade - procura de um estado de espirito - descoberta pessoal
2) viajar para adquirir conhecimento sobre a cultura e historia de um povo - procura de elementos externos - descoberta dos outros
Seria preciso dizer que locais se podiam visitar com estas características? Do género: mencionar uma viagem ao Hawaii ou à Índia?
PS - será que poderia responder no meu blog? Obrigado
ResponderEliminarRP,
ResponderEliminaros seus exemplos parecem confundir-se com os próprios argumentos... Todavia, não lendo o texto, tenho dificuldade em pronunciar-me.
Boa sorte.
AS
Inês,
ResponderEliminaras soluções que aqui coloquei foram feitas por mim. Entretanto, as soluções do Gave já estão disponíveis.
Era o que temia.
ResponderEliminarNão sabia se havia de escrever exemplos concretos e acabei por não mencionar nada.
Não consigo, no entanto, interpretar que corte é que isto corresponde na cotação.. enfim.
RP,
ResponderEliminaro grupo III vale 30 (estruturação e conteúdo) + 20 (ortografia e pontuação).
É nos 30 pontos que pode ser feito o desconto. Veja os descritores que estão no final dos critérios de correcção, para ver em que nível pode estar o seu texto.
sabem quando estará a resoluçao no gave?
ResponderEliminarJá lá está.
ResponderEliminarhttp://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=294&fileName=Portugues639_CCF1_10.pdf
Já seria altura de quem ensina português parar com a mania de dizer aos alunos estudem esta matéria em vez daquela, porque esta sai de certeza e aquela é pouco provável sair...
ResponderEliminarNos exames de português pode sair tudo, e agora até é bem mais fácil doque por exemplo nos finais dos anos 90 em que só no primeiro período se davam 3 romances e vários poetas, que podiam sair em exame (e ainda tínhamos o 2º e 3º período pela frente com vários autores e obras para dar) e agora toda a matéria de português são só 4 autores o ano inteiro.
Efectivamente a mania de dizerem isso não sai, estudem mas é isto, porque pela lógica é isto que sai só prejudica os alunos e viu-se a reacção de quem esperava Pessoa e saiu Lusíadas porque a aposta de quem ensina era a Mensagem, aposta essa que pode vir a comprometer o acesso ao ensino superior de muitos...
Partilho a minha experiência, talvez no futuro possa ajudar alguém.
Em 2000 quando fiz exame de português o professor jurava que ia sair Miguel Torga, poeta português, pelas contas dele e por A + B era o que saía e no exame saiu Eugénio de Andrade! um poeta moçambicano, que nem sequer demos em aula, e sobre quem eu nada sabia, nem da escrita, nem biografia, nada. Felizmente mantive a nota normal que costumava ter 17 valores, mas não foi com a ajuda do professor.
Foi difícil fazer o exame, e mesmo os momentos de pânico que senti podiam ter sido evitados se o professor não tivesse a mania das apostas do que vai sair e tivesse dado a matéria, porque na verdade tudo pode sair, porque qualquer um dos autores faz parte do programa.
acertei tudo oh yeah
ResponderEliminarprofessores, nao se esqueçam de puxar as notinhas :D
ResponderEliminarana pereira
Eu estava à espera de tudo menos lusíadas.
ResponderEliminarE o problema é que comecei a entrar em paranóia.
Enfim... Segunda fase aqui vamos nós
O exame parece muito fácil, verdade, mas não o corrijo, não sei exactamente o que se exige na qualidade das respostas abertas. Talvez não seja assim tão linear (tenho esperanças).
ResponderEliminarQuanto aos três romances dos finais dos anos 90, é engraçado que não me lembro nada disso e já dou Português desde os princípios dos anos 80! Os exames começaram por ter questões mais exigentes (mais matéria, resumo, gramática), mas se calhar a correcção admitia mais falhas do que admite hoje. Repare-se, por exemplo, que era possível ter média de 17 e achar que Eugénio de Andrade é poeta moçambicano de quem nunca se tinha ouvido falar (e pouco se descobriu, depois disso). Afinal, às tantas, só mudam mesmo as moscas...
problemático é mesmo a formação dos nossos docentes que não só saem mal preparados, têm uma fraca cultura geral e consequentemente a comunidade discente é fruto dessa terrível herança . Cabe aos governantes mudarem este estado caótico a que chegámos e providenciarem no sentido de as nossas faculdades serem mesmo centros de boa formação a todos os níveis à semelhança do que eram os professores da velha guarda. Que saudades!
ResponderEliminarDe comentários sobre o exame de 12.º ano, parece-me que este espaço se tornou consultório de psicologia para alguém que parece seguramente traumatizado com o ensino. Pena! Tive excelentes professores quando fui estudante e continuo a conhecer professores excelentes. Com em todas as áreas, há sempre os menos bons mas o erro da generalização continua.
ResponderEliminaralguém me sabe informar quando saem as classificações da 1º fase?
ResponderEliminarAo que tudo indica, dia 8.
ResponderEliminaroloa gostaria k me desssem um site onde poderia ver os resultados dos exames é km amanha cedo nao poderei ir a escola :S obrigada
ResponderEliminarOlá, é a primeira vez que visito este blog. Mas gostei do que li. Há muitos anos que não estudava, mas este ano tomei a decisão de o fazer e lá fui à 1ª fase de Português. Tive a ajuda de uma explicadora e por acaso partilho da opinião de alguns de vocês quando dizem que os prof enganam quando dizem que é provável sair "isto em vez daquilo". Comigo aconteceu o mesmo. Porque me preparei imenso para Fernando Pessoa, Luis Sttau Monteiro e Saramago. Lusiada investi muito pouco..... e o resultado foi negativo! Mas lá vou eu na próxima 4ªf. Espero que a sorte esteja do meu lado e de todos aqueles que desejam aceder ao ensino superior. Aos mais novos, aqui fica um conselho: Nunca desistam! Pois as condições em que me candidato agora são bem diferentes daquelas que tinham há 10 anos atrás. Hoje sou mãe, trabalhadora e dona de casa. Mas mesmo assim aqui estou eu! Boa sorte a todos.
ResponderEliminarHmm muito bem é de exemplos como o seu que precisamos...
ResponderEliminarNunca é tarde aliás acho que mais vale ser um pouco mais tarde do que o normal e ter a certeza e a determinação que é necessária do que se jogar para qualquer coisa só porque quer ter um diploma universitário. Muita força para si que tem 4 responsabilidades permanentes(mãe, trabalhadora, dona de casa e ser Mulher) e se tudo correr bem ainda vai ter mais uma (estudante). Boa sorte e muitas felicidades!!
Ps: Admiro muito a sua determinação!!
2ª fase = facilitismo XD
ResponderEliminarolaa... alguém me pode dizer se já saiu a resolução do exame de portugues 2ª fase?
ResponderEliminar