domingo, 27 de junho de 2010

Ensaio: O Ensino do Português

A Fundação Francisco Manuel dos Santos, à qual já aqui nos referimos, editou um primeiro livro – colecção Ensaios da Fundação. A sua autora é a professora Maria do Carmo Vieira e intitula-se O Ensino do Português. Não posso deixar de comentar o livro, nomeadamente algumas das observações da colega, cujo trabalho e dedicação à causa da Língua Portuguesa admiro. Todavia, a visão que a mesma tem defendido em múltiplas circunstâncias e que esta obra reúne afigura-se-me como desconcertante.

Maria do Carmo Vieira faz a apologia do texto literário e do ensino pela arte. Na teoria, estou de acordo. Na prática, quanto ao ensino da literatura, estou de acordo. Discordo é da forma talvez extremista como se apresenta contra a introdução de outros textos no espaço da sala de aula de língua materna. Recordo que os programas são para todos! E este todos inclui os alunos que não sabem ler rótulos ou a programação da TV! Podemos achar mal esta no programa de Português, mas o mal do país, a iliteracia, não é apenas a falta de conhecimento da literatura.

Por outro lado, não me parece que a escola, de uma maneira geral, seja a mesma e a aula de Português, em particular, possa decorrer como antigamente. As Tic, os quadros electrónicos, os computadores, as tecnologias entraram na vida dos pais, professores, escolas, alunos e estão a mudar o mundo. A escola tem, necessariamente, de se adaptar.

Ana Soares

Ps - as primeiras páginas do livro estão disponíveis aqui. Bastas clicar em saber mais sobre o ensaio.

Sem comentários:

Enviar um comentário