quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Quem me dera ser alta e rica!

Sou baixa. Cresci demasiado depressa e deixei de crescer cedo, além disso sou filha de um chinês que não ultrapassou o 1,64 m, a altura da minha mãe portuguesa que era das mais altas do colégio e sempre se orgulhou de ser "alta para mulher" e de ser escolhida para jogar precisamente pela sua altura.
O meu avô de 96 anos tinha 1,80 (hoje é mais baixo do que eu) e o meu tio tem 1,88 e andou no Colégio Militar (CM). Ele é um dos responsáveis por estes números! E se, por estes dias, o meu filho lá andasse, os meninos do CM não eram ricos, eram multimilionários!
Diz o estudo das universidade de Coimbra e do Porto - publicado na revista Economics and Human Biology, que compara as diferenças na estatura dos alunos do Colégio Militar e da Casa Pia de Lisboa, entre 1910 e 2000 -, que há diferenças de altura entre os rapazes de boas famílias que frequentaram o CM e os filhos das classes desfavorecidas da Casa Pia. Ao longo do último século, os alunos do CM somaram em média mais 6,4 centímetros de altura e mais 4,8 quilos do que os da Casa Pia.
As conclusões do estudo parecem óbvias: se se vive melhor, é natural que se cresça mais forte, alto e mais saudável, mas parece esquecer que para se andar no CM não se é propriamente fraquinho e que a educação do colégio puxa muito pela formação física e desportiva dos alunos. Talvez o melhor tivesse sido comparar os alunos do CM com os dos Pupilos do Exército, frequentado pelos filhos dos militares de baixa patente, logo, de classes mais baixas. Talvez assim não se chegasse a conclusões tão estrondosas.
Entretanto vou usando uns sapatos de salto alto, sempre me fazem parecer o que não sou: alta e rica!
BW
Agora a sério: Parece que o segredo para se crescer está na combinação da genética com uma alimentação e hábitos de vida saudável. Mas a genética conta muito. Por isso, os portugueses são pequenos.

4 comentários:

  1. Pois, olha, eu sou só alta... ;-)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. E viva o meu 1,54 metros!!! Neste momento quase todos os meus amigos são mais altos do que eu, e depois? qual é o problema?
    É como dizes no final, genética, alimentação saudável e exercício!!!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, vim parar aqui trazido pelos ventos virtuais do acaso.
    Sou ex-aluno dos Pupilos do Exército e como bom ex-aluno, continuo a sentir-me interessado pelas mudanças e noticias que a sociedade e as redes virtuais dão sobre o IMPE.
    Um dos meus cuidados é "pedir" ao 'google' que me informe sempre que o nome da "minha casa" seja mencionado na internet. Como tal, vim parar aqui.
    Não venho repreender ninguem pois não sou ninguem para a repreender e estamos, felizmente, num país livre, assim sendo, é livre de dizer o que quiser. No entanto, como refere, o blog "É sobre sistema educativo, reformas, escolas" e outros mais.Como tal, venho "corrigir" o seguinte: O Instituto Militar dos Pupilos do Exército recebe não só filhos de militares de baixa patente, como filhos de generais, capitães, coroneis e outras altas patentes dos três ramos das forças armadas e civis.
    Apenas fiz o reparo porque as pessoas estao mal informadas e depois passam uma mensagem incorrecta.
    Espero nao ter parecido arrogante nem "metido".
    Tenha uma boa noite e boa sorte quer no blog quer no resto da vida.

    ResponderEliminar
  4. Agradeço a correcção, mas ainda hoje o que "corre" entre antigos alunos é que os públicos do CM e do IMPE são diferentes. No entanto, essas diferenças vão-se esbatendo com a entrada dos filhos dos civis nessas instituições. BW

    ResponderEliminar