A notícia sobre a Reforma do Ensino Básico aflora a questão das horas da Matemática e da Língua Portuguesa. A "experimentação" dos Novos Programas de Matemática mostrou que a carga horária é insuficiente para a sua aplicação e que os docentes se estão, nalgumas escolas, a socorrer do Estudo Acompanhado para a conseguirem fazer.
Por outro lado, ouvi as autoras do Novo Programa de Língua Portuguesa assumir que, juntamente com o mesmo, fizeram uma recomendação ao Ministério da Educação que propunha o desdobramento da disciplina, à semelhança do que se faz nas ciências, para que o mesmo fosse exequível. Perante estes dados, irá a nova "reforma" do ensino básico apostar nestas duas disciplinas?
Ana Soares
Quanto a mim, se em vez de recomendarem desdobramentos, tivessem retirado toda a monstruosa carga de gramática e de textos de literatura estrangeira e afins e, em vez disso, tivessem reduzido o programa, de forma a poderem ser trabalhadas a escrita e a leitura (compreensão), teria sido muito melhor! É claro, no entanto, que tal não justificaria, talvez, as chorudas quantias que devem ter sido gastas com a feitura destes novos programas, como, de resto, o foram com os antigos.
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