quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aprender regras através de jogos

Sentamo-nos frente-a-frente. Eu vestida de cinzento, como o tempo chuvoso, ela num perfeito arco-íris. Yolanda Saénz de Tejada inventou jogos para ensinar os filhos a ajudar a por a mesa, a arrumar o quarto, a ir à casa-de-banho sozinhos, a serem mais autónomos e responsáveis. Vamos jogar! é o nome do livro que escreveu e com o apoio "científico" de Eduardo Estivill, o pediatra espanhol que criou o método com o seu nome para ensinar as crianças a dormir.
Confesso que nunca me passaria pela cabeça inventar um jogo para ensinar um filho meu a sentar-se correctamente à mesa, mas à espanhola Yolanda Saénz de Tejada sim! O livro contém 40 e muitos jogos -devidamente testados, assegura Estivill, a pensar nas crianças entre os três e os 12 anos, daí a cientificidade da coisa.
Os jogos são perfeitamete exequíveis porque foram pensados para o pouco tempo que pais e filhos passam juntos. Há alguns que me parecem patetas e demasiado forçados; outros são boas ideias para ajudar os filhos não só a aprender as regras como a memorizar factos e, acima de tudo, a libertarem-se das nossas saias (ainda que não as usemos). Há outros que podem ser misturados entre si.
O importante é que o tempo que pais e filhos passam juntos seja de qualidade, apela Estivill. E a alternativa encontrada por Yolanda, uma mãe como nós, foi a de criar uma relação familiar alegre e divertida com os seus filhos. Educar pelo divertimento mas nunca esquecendo quem manda, alerta.
BW

1 comentário: