terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lista da nova ortografia das palavras

É em Fevereiro que vai estar pronta a lista oficial da ortografia decorrente do novo acordo ortográfico. Segundo notícia do semanário Expresso de 09 de Janeiro, a Academia das Ciências vai editar esta lista de cerca de 90 mil palavras. A anterior lista data de 1947 (resultado da Convenção Luso-Brasileira de 45 que Portugal adoptou e o Brasil não) e continha cerca de 70 mil palavras. O Instituto de Linguística Teórica e Computacional organizou uma outra lista com cerca de 150 mil palavras.
Por seu lado, a Porto Editora já disponibilizou online e gratuitamente o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que teve a orientação científica de José Malaca Casteleiro, em http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/
Resta-nos ainda esperar pela edição da lista da Academia pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e por notícias quanto à forma como este processo se vai desenrolar nas escolas.
Ana Soares

3 comentários:

  1. Eu uso há quase um ano também o vocabulário da Priberam em www.flip.pt.

    ResponderEliminar
  2. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Priberam, o único a suportar as variedades europeia e brasileira e as grafias pré e pós-Acordo Ortográfico, está disponível gratuitamente há cerca de um ano em www.flip.pt/vocabulario.

    ResponderEliminar
  3. Podem lançar os vocabulários que quiserem, todavia só um será oficial, o da ACL. Os outros valem o que vale, isto é, ZERO!

    ResponderEliminar