sábado, 20 de fevereiro de 2010

Entrada em vigor dos Novos Programas de Língua Portuguesa em 2011

Continuamos a acompanhar a saga da suspensão dos Novos Programas de Língua Portuguesa.
As mais recentes notícias indicam que os Novos Programas de Língua Portuguesa entram em vigor já em 2010 em algumas escolas (quais?), a título experimental. (Isto quer dizer que os programas vão estar "revistos" até Setembro? Ou entram em vigor os "actuais" e a revisão faz-se em função da avaliação da sua aplicação?)

No ano lectivo seguinte, 2011-12, a sua aplicação será alargada às restantes escolas.

Inês Sim-Sim é a cara das metas de aprendizagem do ensino básico para o Português (aquelas que terão sido o motivo da suspensão dos Novos Programas) e em declarações ao Público na edição de hoje tranquiliza os professores (?!?) afirmando que os programas sofrerão poucas alterações: “Vai haver pequenas adaptações. Se houver alterações serão pontuais”, assegura e responsável pela formação contínua de professores do 1.º ciclo para o ensino do Português (se houver alterações? Pontuais?!?).

A boa comunicação entre o ME e os docentes é essencial para um bom clima nas escolas. Todos querem ver os professores envolvidos, motivados, participantes. Mas como pode isso acontecer quando informações como as que aqui referimos vão surgindo avulsas, imprecisas, pouco claras e não "oficialmente"??

Quanto à situação presente gerada, como por exemplo a formação que já está a decorrer, a especialista da Escola Superior de Educação de Lisboa afirma ainda que “nada se perde”. “É muito limitado dizer que a formação foi só para os novos programas (mas a formação, por exemplo na página da DGIDC, tem essa designação). A formação ajuda às mudanças nas práticas de ensino. Nada disto é deitado ao lixo”. Quanto aos manuais “não são esses que ensinam os professores”, afirma. Pois.
Estamos esclarecidos!

Ana Soares

PS - Confirma-se que os programas de Matemática se mantêm. A autora deste programa, Lurdes Serrazina, é a mesma que é responsável pela definição das metas.

1 comentário:

  1. Apenas um comentário: quanto mais explicam, mais se enterram!!!
    Leiam "a pérola" no artigo do Público, a propósito do não adiamento do programa de matemática:
    "Inês Sim-Sim explica que a responsável pela definição das metas para essa disciplina é precisamente uma das autoras do programa de Matemática, Lurdes Serrazina, também da ESELx, daí não ser preciso suspendê-los".
    Das duas, uma. Ou quem fez os programas de português também devia estar na equipa das "metas", ou não deveria ter feito os programas porque não são dignos de confiança.

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