quinta-feira, 18 de junho de 2009

Um erro é um erro

É pouco importante e passou despercebido aos alunos e aos professores, mas não a todos, um leitor do PÚBLICO descobriu-o na prova de Biologia e Geologia, de ontem. O erro não prejudica em nada as respostas dos alunos, é um erro numa legenda, na página 8, onde se lê "epicentro" deveria ler-se "hipocentro". Entretanto, o Ministério da Educação corrigiu o erro na página de Internet do Gave e agora já se lê "hipocentro" onde ontem estava "epicentro"! No fim da página 14, do mesmo exame, esclarece a mudança: "* Hipocentros e não epicentros como, por lapso, se refere na prova impressa". Que importa que aquele seja um documento oficial!

4 comentários:

  1. Eu acho a atitude de louvar. Até me parece que este acto marca o início de uma bela atitude e espero ver outros erros corrigidos já a seguir.Só para citar alguns: o Estatuto da Carreira Docente, o Estatuto do Aluno, a forma burocrática e inútil de avaliar os professores, o excesso de disciplinas por ano e a nivelação da exigência por baixo.

    ResponderEliminar
  2. "Que importa que aquele seja um documento oficial!"

    ... nada, uma vez que o erro não foi apagado!

    "Hipocentros e não epicentros como, por lapso, se refere na prova impressa"

    ResponderEliminar
  3. Não foi este o único erro. As grelhas de correcção dos Testes Intermédios de Biologia Geologia do 10/11 anos também estavam incorrectas. Apercebi-me quando um aluno me alertou para o facto de ter surgido "on line" uma "nova" versão das mesmas. Os testes estavam já corrigidos e a classificação escrita por extenso nas provas. Resultado: fazer de novo e entregar os testes todos, mas todos rasurados... Este é o rigor e a copetência do actual Ministério da Educação. Não há paciência!

    ResponderEliminar
  4. Correcção: O erro foi apagado e a palavra "epicentro" foi substituída por "hipocentro". O Gave acrescentou na última página o que fez relativamente ao erro:"Hipocentros e não epicentros como, por lapso, se refere na prova impressa". A questão que se coloca é se é lícito corrigir provas, mesmo que seja online... É que os alunos que fizeram o exame têm o enunciado com eles e esse não está corrigido! Além do mais, por cada erro ou engano que os alunos fizerem nas suas provas, esses serão descontados - o que faz todo o sentido e faz parte da avaliação. Já o mesmo não acontece com o Gave que tem mais de um ano para preparar os exames nacionais, corrigi-los, imprimi-los, lê-los com toda a atenção, dá-los a ler a professores competentes, fazer correcções e pô-los à frente dos alunos. Um erro é um erro, mesmo por muito pequeno que seja. BW

    ResponderEliminar