Já noutro post fizemos o link para os critérios do exame nacional de Língua Portuguesa 9º ano. Aqui ficam agora alguns comentários: este exame afigurava-se como um exame completo, quer isto dizer, um exame com uma grande variedade de itens, tipologias de exercícios e textos, acessível deste ponto de vista e sem surpresas desagradáveis.
Ainda assim, creio ser excessiva a forma como no exame, duma maneira geral, e no Grupo III, em particular, se "guiam" os alunos nalgumas tarefas. Acho que os alunos do último ano do ensino básico devem conhecer obrigatoriamente a estrutura do texto expositivo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Parece-me excessivo e creio que muito alunos provavelmente até concordam comigo. Não queria dizer que se trata de um exame fácil, alguns alunos podem achar que estou a exagerar, mas como docente, parece-me que houve, por parte dos elaboradores do exame, um excessivo cuidado em orientar os alunos, tanto no exemplo que já apresentei, como nas escolhas múltiplas, para além de algum medo no que à gramática diz respeito. Ouvi professores de outras escolas comentar o mesmo. Uma das docentes estava ainda especialmente contente, pois o excerto da aula tinha mesmo saído no último teste!
Colegas professores, bom trabalho na dura fase que se avizinha, a da correcção.
Alunos, toca a estudar para a Matemática. Este exame já está!
Ana Soares
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