Os alunos vivem já, na sua grande maioria, dias de descanso.
A nós, professores, cabe-nos agora a tarefa de fazer as escolas continuar a andar (apesar de meio mundo achar que estamos já de férias).
São, eventualmente, as turmas dos outros anos que só agora vêem chegar o fim das aulas, pelo que se avizinham mais reuniões de avaliação.
São as correcções dos exames, as reuniões de supervisão, os telefonemas entre colegas e supervisores com dúvidas sobre os critérios de correcção. É que há sempre uma resposta, aquela resposta, que parece não encaixar em nenhum dos descritores (e o defeito nem sempre é das respostas... há mesmo critérios de classificação e descritores que não estão feitos de forma suficientemente "elástica" para abarcar todas as respostas, mesmo algumas mais previsíveis...). E qual, então, o mais justo?
Enfim, depois as pautas, reuniões, planificações, papéis e mais papéis e tudo aquilo que, quem tem a sorte de estar na escola onde sabe que vai continuar, pode fazer já a pensar nas suas novas turmas.
Depois, quem sabe, ainda uma segunda rodada de exames a coincidir com tudo o resto...
Ana Soares
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