Em plena época de exames, temos também notícias quanto às provas de aferição realizadas em Maio último pelos alunos mais jovens. "Em termos globais, os estudantes do 4.º ano obtiveram 89 por cento de notas iguais ou superiores a “satisfaz” a Matemática e 91 por cento a Língua Portuguesa. O ano passado, conseguiram 90,8 e 89,5 a Matemática e a Língua Portuguesa, respectivamente.Quanto aos alunos do 6.º ano, desceram de 93,4 para 90 por cento a Língua Portuguesa. O mesmo movimento se verifica a Matemática: no ano passado, 81,8 por cento tiveram um desempenho positivo, valor que caiu este ano caiu para 79 por cento." BW .
O balanço é positivo, no que à opinião da Ministra da Educação diz respeito:Que dirão as escolas e as famílias?
As subidas e descidas não me parecem particularmente reveladoras de mudança. Deste nova forma de estar em educação, que passa pela aferição, concluo que o positivo é, na verdade, a consciência que se cria em todos, pais, alunos e professores, da necessidade de valorização destas duas áreas, a Matemática e a Língua Portuguesa, para o pleno desenvolvimento de cidadãos do amanhã.
Ana Soares
A Educação em Portugal está pelas ruas da amargura. A ministra Maria de Lurdes Rodrigues, apostada em melhorar as estatísticas, "oferece" os exames aos alunos. E por outro lado, quer mostrar exigência no sistema, confrontando os professores.
ResponderEliminarA última notícia hilariante é esta: A prova de Língua Portuguesa do 9º ano "foi básica"
Tal como eu já tinha dito aqui: É necessário voltar a colocar os patamares de exigência. É necessário voltar a dar condições aos professores. É necessário remodelar e actualizar escolas. É necessário passar á sociedade uma nova cultura de mérito. É necessário também combater o insucesso escolar com várias medidas. É necessário mudar o sistema de ensino facilitista, não só no secundário mas desde o 1º ciclo…
Mais 3 pontos para a ministra na Superliga "incompetente-mor".