quarta-feira, 17 de junho de 2009

SPM diz que exame de MACS é "simples"

Mais um exame fácil, diz a Sociedade Portuguesa de Matemática, para quem o exame de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) foi "simples". Apesar de ainda não serem conhecidos os critérios de classificação, as perguntas são "muito directas e orientadas (3 e 5.1 são excepções), nenhuma delas obrigando a raciocínios de alguma complexidade. Exagera-se na contextualização, que por vezes é desnecessária, levando a que se apresentem algumas condições pouco reais (é o caso das situações B e C da pergunta 5)."
Diz a SPM que o exame "cobre adequadamente a matéria do primeiro ano do programa, mas omite parte significativa do programa do segundo ano".
As classificações finais vão depender dos critérios de classificação mas, se os alunos tivessem todas as respostas certas, seria sinónimo de uma "preparação razoável do aluno". A SPM acha questionável que os critérios de classificação não sejam imediatamente divulgados. "Deveriam sê-lo, mas apenas o são depois de o ministério recolher informações sobre como decorreram as provas." Pois... E os alunos à espera...

9 comentários:

  1. Eu achei parte do exame fácil, ainda assim errei muitos coisas como já pude consultar no Gave. Sou aluna externa, pois anulei a disciplina e preciso de 9.5 para passar, com tudo isto em principio acho que vou chumbar e estou muito triste por isso:S
    boa sorte a todos os outros que andam em exames!

    ResponderEliminar
  2. eu fiz hoje o exame e tenho de concordar com este post. o exame tornou-se ridiculo, quer dizer, apenas duas questões não tinham a explicação da resolução. ao todo era pedida a resolução de 4 textos com suporte de cálculo mínimo ou quase nulo. apenas as questãões 3 e 4 tinham conteúdos do segundo ano, o restante do exame era contituido por matéria do primeiro, e ainda por cima, repetida.
    foi um insulto para quem tinha estudado minimamente, e ainda mais para quem tinha estudado todos os conteúdos estruturantes dos dois anos. Espero que o exame de Geografia A que vou fazer no dia 19 seja a sério e não se pareça também com uma ficha de trabalho.

    ResponderEliminar
  3. o exame foi bastante acessivel mas acho os critérios ridiculos, como por exemplo a parte de o resultado dar menos cotação que uma simples copia duma formula do formulario para a folha de teste

    ResponderEliminar
  4. nao concordo com o q esta escrito
    quer dizer se é facil ainda bem
    mais rapidamente uma pessoa tira boa nota

    ResponderEliminar
  5. Acho descabidos estes textos. Macs é apenas para se ter uma noçao de matematica, se os alunos quisesem matematica pura e dura iriam para matematica B ou A. O exame quanto a mim teve um grau de dificuldade acessivel e nao muito exagerado. Para que quer um advogado matematica? para que quer um psicologo matematica? Sao estas as saidas desta area, esta matematica e este exame (ao passo dos outros) sao o que se pede.
    Sou aluno, tenho 17 anos e nao compreendo como alguns de voçes "posters" destes comentarios dizem coisas tao parvas e barbaras como "o exame tornou-se ridiculo".
    Eu quero seguir Politica e esta matematica e' a que vou dar na faculdade, nao percebo o porque de pedirem mais, se os cursos provinientes desta area secundaria serem deste ramo da matematica.
    Se alguem qiser dizer alguma coisa deixo aqui o meu mail, pois nao quero ficar como anonimo mas tambem nao me apetece fazer um perfil. filipe_alex92@hotmail.com
    Comprimentos: Filipe Pereira

    ResponderEliminar
  6. acho que para quem estudo o exame foi fácil demais. andámos um ano inteiro assustados com o exame, principalmente porque quando nos deparámos com a matéria do 11º não era assim tão simples e é matéria que amigos meus que andam a tirar engenharia deram na universidade. não percebo mesmo o porquê desta matemática, mas se nos a impuseram ao menos que não gozem com as nossas caras pois quem quer mesmo entrar na universidade estudou (como eu) e não foi para isto. não percebi a razão de pôrem a última pergunta (5.3) afinal era tão "primitiva" ! é triste o que se faz pelas eleições neste país!

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente não achei assim tão fácil... fartei-me de estudar, estudar e não sei se terei uma nota razoavel. Vamos esperar pelos critérios de correcção... talvez venhamos a ter algumas surpresas desagradáveis, ou quem sabe talvez não...

    ResponderEliminar
  8. ainda vou fazer meu exame de Macs espero k seja super facil k tenho ouvido dizer

    ResponderEliminar
  9. Também realizei o exame de Macs e não concordo com o comentário da SPM.
    O exercício número dois tratava-se do método da licitação secreta, método este que se pode considerar dos mais complexas da divisão equilibrada. Sendo também a sua descrição dificil.
    O exercício número 3 tornava-se fácil caso o aluno dominasse bem a utilização da calculadora pelo contrário tornava-se bastante complexo além de muito extenso. Os gráficos devem ser passados com rigor e com tempo, e portanto o tempo tornava-se escasso. O exercicio numero 4 à semelhança do 1 era muito acessível, não exigia qualquer conhecimento superior. Relativamente ao exercício número 5, estava dividido em duas partes: do diagrama de Ven dependiam as 3 primeiras questões pelo que o mal preenchimento do mesmo, impossibilitava o aluno de fazer as seguintes alienas com correcção, caso não o fizesse não poderia fazer as outras perguntas. A última pergunta do exame era realmente fácil. Além de ser uma das propriedades da média que é um conteudo não obrigatório no programa. No entanto revelava-se fácil.Penso também que a cotação estava mal distribuída, uma vez que o último exercicio valia mais que o exercicio 3 e eu considero exercicio 3 o mais extenso e com maior grau de complexidade do exame.
    Defendo portanto que o exame tinha um grau de dificildade médio. Não sendo por isso fácil.

    ResponderEliminar