sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sobre o Exame de Física e Química A e os tão desejados critérios de correcção

Para além do exame de Geografia, hoje é o dia do exame de Física e Química. Também neste caso, dois anos de matéria, centenas de páginas, exercícios, fórmulas e reacções químicas. Os meus alunos são de ciências e tecnologia. Mais um exame determinante para eles. Esta é uma disciplina importante para muitos dos cursos em que sonham entrar.

O exame é às 14h. Está calor. Espero que isso não comprometa o sucesso de quem deu o seu melhor ao longo deste dois anos e nesta recta final se preparou com seriedade. Quanto aos critérios, espero que não tardem no sítio do Gave. O fim-de-semana está à porta e é tempo de esquecer um pouco os exames.

Quanto a mim, vou começar, com a reunião de supervisão, a longa jornada de correcção dos exames...

Ana Soares

10 comentários:

  1. Professora, os comentários ao exame que ouvi nos corredores da escola de alunos regulares foram"exame fácil, acabei antes da hora", de alunos que estudaram regularmente ao longo do ano e que trabalharam para ter mais de 18 " exame extenso, não deu para rever, parece que nunca mais tinha fim,o mais difícil desde 2006".Concorda com estes comentários?

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  2. Eu concordo com o segundo.
    Bastante extenso e com matéria nunca vista nos exames dos anos anteriores. Parece que o facilitismo nao toca a todos nao é?!

    O calor nao afectou em nada, foi mais os tacoes da professora que estava de vigia xD mas depois de alguns minutos ja se está abstraido de tudo quanto é som ou movimento. Quando fazemos um exame.. entramos num mundo à parte.
    Se nao fosse pelos 8 euros que se tem de pagar para fazer os exames, eu ia a todos só pelo stress miudinho que se sente quando se entra na sala do exame e se vê escrito no quadro:
    Hora de inicio: X
    Hora de fim: Y

    Boa Sorte!


    Coragem professora! :)

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  3. Eu não achei as perguntas de desenvolvimento complicada para quem tivesse estudado a matéria.
    Agora as perguntas de escolha múltiplas achei-as muito difusas. =/ E o pior é que elas contam metade da cotação do exame, o que é algo com que eu não concordo. Acho que o devia ter mais peso, em vez de apenas metade da cotação, deveriam ser as perguntas de desenvolvimento, onde pudessemos pôr à prova verdadeiramente os nossos conhecimentos da matéria. Há pessoas que fazem certas perguntas de escolha múltipla "ao calhas", e quem me diz que não, com toda a franqueza, está a mentir ou não sabe como funciona a cabeça de alguns estudantes.
    O exame, na minha opinião, foi um exame complicado, mas por causa das questões de escolha múltipla. Quanto às de desenvolvimento... não acho nem deixo de achar. Não creio que tenham sido tão difíceis como isso.

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  4. Está é a minha opinião, relativamente ao exame nacional de física e química A:
    Este exame tinha falta esclarecimento em algumas perguntas, o que poderia induzir em erro. Achei o exame um dos mais difíceis dos últimos anos, e achei também que era mais trabalhoso e moroso portanto 2.30h não chegaram para a grande maioria.
    Relativamente à Sociedade Portuguesa de Química - Comentário à Prova Escrita de Física e Química A - 715/1ª Fase Comentário à Prova Escrita de Física e Química A - 715/1ª Fase: Na questão 1.5.1, é pedido que se complete uma frase para que a afirmação fique correcta. A frase é: "A energia de ionização do magnésio é ________ à energia de ionização do sódio uma vez que, dado o _______ da carga nuclear ao longo do período, o raio atómico tem tendência a ______". Ora esta frase, cientificamente, é bastante censurável porque, por um lado, faz depender o raio atómico exclusivamente da carga nuclear e, por outro, faz depender a variação da energia de ionização exclusivamente do raio atómico. Se é assim que é ensinado este assunto, seria desejável que fosse pura e simplesmente eliminado do programa. E é lamentável que um exame nacional dê cobertura a erros destes. Se o erro não é do programa e é apenas do exame... Versão 1 -Publicado às 17:58 do dia 19 de Junho de 2009 Nós alunos somos avaliados e prejudicados com estas perguntas e quem avalia quem nos faz estas perguntas?
    Por isso seria sensato a anulação deste item.

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  5. Da minha parte posso dizer que achei um exame com um grau de dificuldade que era obviamente superior ao exame de 1 fase do ano anterior. Para além do nível de dificuldade pude constantar que vários colegas meus não acharam, mas tiveram a certeza que o exame era extretamente extenso, não se comparando novamente com a extensao do exame anterior, em que eu resolvi numa aula de preparação em menos de 1 30 minutos.
    Pude também perceber que existiu alunos que não resolveram todo o exame não devido a não saberem a resposta, mas sim por falta de tempo, isto por parte de alunos com notas de frenquencia acima da média.
    Penso entao que se deveria comparar este exame com as 1 fases anteriores, verificando se tais queixas têm de facto algum fundamento.

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  6. eu estou totalmente de acordo na questão em que o exame foi muito extenso, pois eu nao consegui fazer 2 calculos que valiam 2 valores, porque não tive tempo de resolver, pois deixei para a ultima a pensar que iria ter tempo no final para rever e para pensar, e acabei foi por não ter tempo nem de rever o que fiz, nem para acabar.
    Em questões de dificuldade, tanto tinha perguntas difíceis como faceis.
    há e para não falar que eu tive o azar de ficar na sala mais uente da mina escola. E ainda houve um stor que mandou a piadinha "voces tiveram azar ficaram na sala mais quentinha" enfim...
    Com esta brincadeira não tive a nota que precisava e hoje tive que pagar mais 8€ para fazer melhoria.Vamos ver se este e menos extenso...

    Das duas, uma ou nos dão mais tempo ou fazem os exames mais curtos como fizeram até agora.

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  7. TIVE DEZOITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

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  8. Exame de Física-Química A - 715 - 2ª fase - 14 de Julho

    Erro na questão 2.2.1 do exame?

    2.2. Cada um dos satélites do sistema GPS descreve órbitas aproximadamente circulares, com um período
    de 12 horas.
    2.2.1. Indique, justificando, se os satélites do sistema GPS são geoestacionários.

    Nos critérios de correcção para essa questão vimos que:

    A resposta deve referir os seguintes elementos:
    • Os satélites do sistema GPS não são geoestacionários.
    • O período do movimento dos satélites do sistema GPS é diferente do período do
    movimento de um satélite geoestacionário (24 horas).


    Estranho é pois segundo os livros pelos quais os alunos estudam dizem precisamento o contrário.
    Passo a citar:

    11º ano de Física (Física na nossa vida, porto editora, de 2007
    Página 15: GPS : "São satélites geoestacionários que distam cerca de 20180 km da superfície terrestre. (...) Cada satélite demora cerca de 12 horas a dar uma volta completa à Terra."

    Preparar os Testes – Parte Física – 11º ano da Areal
    Página 8: GPS - Este sistema é formado por: - um conjunto de pelo menos 24 satélites artificiais, geostacionários (mantém a sua distância ao centro da Terra e a posição relativamente a um ponto da superfície da terra, bem conhecido)
    Página 13: Viagens podem ser auxiliadas por GPS, sistema formado por sistema de controlo, satélites geostacionários, receptores.


    Esta situação é por isso estranha e inqualificável.

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  9. Concordo com o comentário do anónimo em relação à pergunta do GPS porque o meu filho está na mesma situação. Tem o livro do 11º ano Porto Editora. Respondeu que é um satélite geostacionário...... Gostaria de saber como a nossa "ministra" vai resolver o problema??? Aconselho os professores que fizerem os exames a consultar o livro da Porto Editora pois foi por esse livro que os alunos aprenderam....

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  10. Concordo com o anónimo e a isabel.No exame os alunos tem de saber e responder com base no que aprenderam nos livros!!! Será engano da Porto Editora ou dos professores?????

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