sexta-feira, 26 de junho de 2009

Orquestra Geração na Gulbenkian

Eles estão de férias e esta pode ser uma boa maneira de terminar uma tarde de um dia de semana! É na quarta-feira, no anfiteatro ao ar livre, na Gulbenkian, em Lisboa.
Se a saída vale só pelo sítio, o programa também é aliciante! Assistir a um concerto executado por miúdos, mais ou menos das suas idades, a tocar que nem gente grande.
A particularidade das Orquestras Geração é que são constituídas por rapazes e raparigas oriundos de bairros sociais. O projecto é da Escola de Música do Conservatório Nacional, de Lisboa e é inspirado no modelo do Programa das Orquestras Sinfónicas Infantis e Juvenis da Venezuela, de que a Orquestra Simón Bolívar é o expoente máximo - esta esteve em Lisboa há pouco tempo.
A orquestra inicial, criada em 2007 no âmbito de um projecto social no Casal da Boba, na Amadora, tem vindo a integrar novos agrupamentos. Em Vialonga, Vila Franca de Xira, e no Bairro da Mira, Amadora, estão em formação mais duas orquestras, abrangendo mais de 190 crianças. É este conjunto de jovens que se apresenta agora a público.
O objectivo é que as crianças aprendam a expressar-se através da música e a desenvolver a auto-confiança e o conhecimento necessários a um crescimento equilibrado, esperançoso, afastado da exclusão e da marginalidade.
Se puderem, não percam!

2 comentários:

  1. Hola mi nombre es Adalberto Torres soy clarinetista porugues nacido en venezula, llevo toda mi vida estudiando musica y fui formado dentro del sistema nacional de orquestas juveniles e infantiles de venezuela trabaje durante 5 anos como profesor de clarinete y director de las orquestas Infantiles y pre-infantiles de ninos entre 3 a 18 anos, en el estado donde naci.. tengo mucha esperiencia dentro de este programa, hace dos mese estoy viviendo en canada con miras de seguir mis estudios de musica sea aqui o en europa, este es un trabajo fuerte pero muy bonito y grato, si pudiera ayudarlos en lo que sea y quisiera saber que informacion de escuelas de musica hay en portugal para seguir con mi formacion, y asi porder formar parte de este programa, mi correo es adalbertoatr@gmail.com sigan adelante que el futuro es muy prometedor con estos jovenes talentos.

    ResponderEliminar
  2. Ola meu nome é Jefferson ,tenho 17 anos e toco trompete .Vocês estão de parabêns eu gostei muito dessa orquestra
    Essa orquestra é muito organizada.
    sou natural do Brasil e aprendi em uma igreja na qual congrego hoje.

    ResponderEliminar