quinta-feira, 25 de junho de 2009

Novas tecnologias nas salas de aula

A propósito do meu trabalho na área da análise do discurso, defendi recentemente que a matriz discursiva da sala de aula, a médio ou mesmo curto prazo, vai sofrer alterações decorrentes das novas fontes de influência do Discurso da Escola e da Sala de Aula. Sejam as escolas virtuais para quem as pode pagar, seja o moodle, sejam os Magalhães, o facto é que, em breve, as salas de aula mudarão.
Concordo com a mudança? É evidente que estes indicadores são sinal de desenvolvimento. Mas preocupa-me o uso que possa ser dado ao computador nos primeiros anos do ensino básico. Nesta fase, é para mim muito claro que o que os miúdos precisam é do lápis, da prensão do mesmo; da memória, e respectivo treino; do cálculo e da sua rotinização. Da minha experiência com docentes deste ciclo retive que os mesmos rapidamente se entusiasmam com a possibilidade de trabalhar com "novas" e "criativas" ferramentas na sala de aula. No entanto, é um risco se o papel que se lhes der for igual ou, pior ainda, superior ao que o treino de outras competências básicas deve assumir. Os programas não o fazem, mas sabemos que as práticas nem sempre são 100% fiéis aos princípios do programas... Não queremos daqui a 10 ou 20 anos ter alunos que não sabem escrever sem corrector ortográfico, que não sabem consultar um dicionário, que não vivem sem o excell para fazer cálculos. Por isso, é preciso ser prudente.

Mais para a frente, noutros anos escolares, depois de consolidadas as competências a que já me referi, lido bem com todas essas coisas na sala de aula e até com a sua regular utilização. Estamos, naturalmente, a falar de ferramentas essenciais nos tempos que correm. E a escola deve também desenvolvê-las.
Ana Soares

2 comentários:

  1. «nos primeiros anos do ensino básico. Nesta fase, é para mim muito claro que o que os miúdos precisam é do lápis, da prensão do mesmo; da memória, e respectivo treino; do cálculo e da sua rotinização. »

    E aprenderem rapidinho que o professor é Deus, sabe tudo e nunca se engana, mesmo quando diz as maiores bacoradas, senão vai chamar o polícia para o levar para a esquadra.

    ResponderEliminar
  2. A aprendizagem deve ser efectuada no sentido de estimular a criatividade, na descoberta de conceitos e na sua assimilação. Neste aspecto as tecnologias podem ser um bom suporte. Deixo como exemplo uma actividade realizada no mapa de ideias

    http://actividades.imagina.pt/2008/10/outubro-mes-internacional-das-bibliotecas-escolares/

    ResponderEliminar