sexta-feira, 19 de junho de 2009

Exame Nacional de Língua Portuguesa 9.º ano

Hoje é a vez dos alunos do 9.º ano se estrearem nos exames nacionais! Quase 97 mil estudantes estão inscritos para fazer a prova de Língua Portuguesa. Os alunos respondem a esta e ao exame de Matemática, na segunda-feira. Os estudantes têm 90 minutos e mais 30 de tolerância para porem à prova os seus conhecimentos. As pautas das classificações serão afixadas a 13 de Julho. A prova conta 30 por cento para a nota final de cada uma das disciplinas.

74 comentários:

  1. Bom dia, será que me poderia esclarecer uma dúvida?
    Porque demora tanto tempo a sairem as pautas?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Fiz hoje o exame...e o ministerio so pode estar a gozar...o exame era do mais basico q ha...E quem sai perjudicado sao os bons alunos pois aqueles q tem notas miseraveis tem a opurtunidade de com exame deste subir a sua media...enfim...outra coisa que reparei e que o ministerio esta a ficar sem imaginaçao...pois o exame do ano passado(vi no gave) e o deste ano era identicos o mais possivel

    ResponderEliminar
  3. o teste foi muito acessivel..
    correu me bem
    agora vem o de matematica que nao percebo nada quem me dera que fosse um teste super facil~

    ResponderEliminar
  4. existe alguma proposta de resolução disponivel?

    ResponderEliminar
  5. a correcção do exame sai quando?

    ResponderEliminar
  6. Quando saem os critérios ?

    ResponderEliminar
  7. Vou responder ao 2º comentário enviado .
    Acho que não são os bons alunos os prejudicados . Estás a tentar gabar-te e com essa atitude não vais a lado nenhum . Não sou de 9º ano , sou de 11º e hoje também fiz exame (geografia A) . Acho que o grau de dificuldade dos exames não é relevante . Preocupa-te com a tua nota . Se achas-te o exame fácil dá-te por contente , ou prefirias um exame díficil ? Preferias um exame em que achasses que ias tirar negativa ?! Suponho que sendo tão básico tires um 20 !
    Mas não vais tirar . Olha , eu estudei muito ao longo do ano para ter uma boa média . Mesmo assim , não consegui os resultados que queria . Não me considero má aluna mas simplesmente não consegui uma boa média para ir ao exame de hoje . Tinha 11 e fui muito nervosa . Maior parte do que sabia não saiu . Sabes que mais ? Nem me correu assim tão mal como esperava , acho té que sou capaz de uma boa positiva . Mas o que quero mostrar é que ser boa aluno não significa ter bons resulados , significa sim esforçar-se para os ter ! E não é apenas pelos testes ou exames que isso se vê !
    Boa sorte para o de Matemática ;D

    ResponderEliminar
  8. Os critérios de correcção do exame de Língua Portuguesa do 9.º ano estão neste endereço: http://static.publico.clix.pt/docs/educacao/examesnacionais2009/LP22_CC1_09.pdf

    ResponderEliminar
  9. quando é que sai a correcção do exame de Língua Portuguesa do 9º ano?

    ResponderEliminar
  10. a resolução da prova de lingua portuguesa do 9ano ja saiu ???

    ResponderEliminar
  11. sempre fui aluna de 5 a portugues. Estudei bastante nesta ultima semana , mas já comecei a estudar desde o 1º periodo.
    Ontem foi o exame , paa quê um exame facil ? os que nao estudam de certeza que tiram boas notas e os que estudaram ? pelas minhas contas sem a parte da composição e sem a parte dos lusiadas tirei 48 , sabem o que é isso para mim ?
    se o exame foi assim tao facil pq nao disseram para não estudar-mos ?

    ( e havia um exame que foi mais fácil que este)

    ResponderEliminar
  12. à aluna que disse que sempre foi aluna de 5 a português - devias saber que "estudarmos" não leva hífen!

    ResponderEliminar
  13. Olhe, meu caro/minha cara, não percebo por que motivo está tão indignado!
    Parece ter-se na conta de um bom aluno de Língua Portuguesa e, por isso, acha-se "merecedor" de um exame que premeie as suas "aptidões".
    No entanto, a sua mensagem tem erros como PERJUDICADO e OPURTUNIDADE (para não falar da total ausência de acentuação).
    Se isto é um bom aluno...

    ResponderEliminar
  14. Como é possível que dois alunos que se consideram tão bons em Português cometam erros como "perjudicar", "opurtunidade" e "estudar-mos"?
    Uma certa humildade ficar-lhes-ia bem!

    ResponderEliminar
  15. Porque como e ano de eleiçoes o estado precisa de ter boas medias para divulgar...e para votarem no ps outra vez...

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente acho que as pessoas deviam ser mais humildes e não andarem aqui a exibir-se. Quanto ao exame nao achei dificil mas as pessoas que dizem que foi super fácil deviam reflectir um bocado. Quem faz os exames fá-los para todo o tipo de alunos tanto para os mais inteligentes como para os com mais dificuldades por isso não podia ser uma coisa muito dificil... e também este ano é de eleições por isso é que foi mais fácil.
    Boa sorte para todos os que fizeram o exame e já agora para o de matemática também! ;D

    ResponderEliminar
  17. Concordo inteiramente com o que a Sofia do 11º ano disse! Não é por nada, eu considero-me um bom aluno, tive 5 a Portugues e o exame não era o cúmulo do básico mas sim, era acessível. Se ten a nota garantida e se és bom aluno e principalmente se tens amigos teus quase a chumbar, devias ter ficado contente por este exame ter sido fácil. Espero que tenhas 5 no exame mas não te esqueças que esse tipo de pensamentos não te vai levar a lado nenhum ..

    Gostava de saber se alguem tem a resolução do exame (...) se tiverem agradeço ;D

    ResponderEliminar
  18. eu acho que isto ta tudo cheio de tretas , afinal quando o exame é facil e porque é facil quando é dificil é porque é dificil.O teste foi feito para todo o pais e nao para cada um de nós é melhor ter um mais acessivel par atodos do que muito complicado ,entendem??

    ResponderEliminar
  19. Sinceramente concordo com muita gente aqui...
    Sou aluna do 9º e fiz,como todos,o exame.Estudei,na minha opinião, suficientemente para tirar boa nota mas não dei pelo tempo passar e hoje estou preocupada com a minha nota porque não tive tempo de passar a minha composição do rascunho para a folha de exame.Odeio o pessoal que anda por aí a dizer que devia ser mais difícil.é assim eu sei que com a composição poderia eventualmente tirar um 4 mas fico feliz pelo resto ter sido fácil pois é isso que me vai safar.Aqueles que dizem que são alunos de cinco haviam de reflectir sobre aquilo que dizem pois nem sempre são aqueles que dizem as coisas mais espertas.

    ResponderEliminar
  20. Eu também fiz o exame ontem. Se era fácil ou dificil não me interessa. O que me interessa é que me correu bem. Se foi fácil, ainda bem porque tenho um grande amigo que ainda está em risco de chumbar. Para quem diz que é aluno de cinco... É assim, não é por isso que o vosso 5 ou seja lá o que for vale menos. Eu sou aluna de 3 e não é por isso que sei menos que voces. Não estudo é rigorosamente nada. xD Digo mesmo que cheguei a ir para um teste de ciencias sem estudar porque preferi passar a manhã de domingo a dormir e tarde com os meus amigos e tive bom. Para mim até ao fim do 9ºano o que interessa é passar de ano, depois a partir do 10ºano é que se trabalha para a média. Divirtão-se nas férias! ;)

    ResponderEliminar
  21. exacto, o exame de língua portuguesa do 9º ano foi " fácil " devido a questões eleitorais. agora vem o de matemática, o mais fácil de todos. nem vou estudar, passei o ano todo sem estudar para um unico teste de matemática (nem para os intermédios ) e tive 5. acho bem que queiram testes díficeis para pôr á prova as vossas capacidades, aliás tiveram a estudar para quê? mas ainda bem que foi fácil quero que os meus amigos passem.

    ResponderEliminar
  22. Peço desculpa! Não será que os alunos que obtiveram 5 a Língua Portuguesa deveriam saber escrever correctamente?? É que não se escreve "estudar-mos" mas sim estudarmos. Do mesmo modo desconheço o verbo "perjudicar" (colega será que querias dizer prejudicados?) Não foste nada "opurtuno" (ahah) no teu comentário. Se os critérios de correcção tivessem,seriamente, em conta os erros ortográficos algumas pessoas muito "conhecedoras" da Língua Portuguesa teriam uma desagradável surpresa ao consultar a pauta.
    Também sou aluna de 5 mas tenho consciência das minha (in)capacidades e não me incomoda nada que os demais colegas possam vir a obter classificações iguais ou superiores à minha na prova de Língua Portuguesa.
    Não fica nada bem, caros colegas terem-se na conta de génios (desculpem, são é pseudo-génios).
    Boas notas para todo o pessoal do 9º,11º e 12º.
    P.S.- Olhem que " nem tudo o que luz é ouro"!!Quer dizer aquilo que parece óbvio,às vezes,não o é.

    ResponderEliminar
  23. Olá :) Amanhã vou ter o meu primeiro exame de matemática, desejo boa sorte a todos os que ainda vão fazer exames. Não estejam nervosos! :D

    ResponderEliminar
  24. ola :D
    hoje fiz o exame de matematica e era muito facil, sinceramente ate acho que era facil de mais e sim , realmente so nao tira boa nota quem nao quer.
    O ministerio da educaçao nao se devia deixar de ficar pela ignorancia e pelo que é mias facil , pois o pais com pessoas mediucres nao vai para a frente e eu como quero seguir gestao ou ser economista acho que isto tem de mudar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. ola. hoje fiz exame de Matemática e era bastante assecível. Estou confiante de que vou tirar boa nota e acho que mesmo os alunos que têm mais dificuldades vão tirar uma nota razoável. Isto já para não falar do de Poortuguês.
    Espero que tenham todos boas notas.
    divirtam-se nas férias!!

    ResponderEliminar
  26. o exame era realmente muito facil.. mas deixo aqui a duvida de um amigo.. ele tem notas 2 - a portugues e 3 - a matematica... hoje foi a exame e ele está com medo que tire 1 a matematica (nota de exame).. Em q pode influenciar isso.. ele com 1 no exame a nota desce de 3 para 2 ?

    obrigado

    ResponderEliminar
  27. Respondendo ao último comentário, sim, 1 do exame e 3 de frequência dá 2 de nota final...

    ResponderEliminar
  28. Eu estou sem tempo, mas quero deixar aqui a minha opinião! dêm-me umas horas! Obrigado !

    ResponderEliminar
  29. Sinceramente não concordo nada com alguns comentários que estão aqui postados...
    Acho que toda as pessoas merecem passar de ano.. e ainda bem q o exame foi bastante acessível, pois para quem negativa ainda tem oportunidades para passar, principalmente os alunos estrangeiros. O exame de matemática, mesmo para quem não percebe muito, acho que o exame era do mais fácil que havia.
    Vou só comentar o comentário que foi escrito dia 19 de junho de 2009 as 16:27.. se não vês notícias, começa a ver.. Caso não saibas o ministério está a tentar realizar exames o mais idêntico possível!!

    ResponderEliminar
  30. Não me vou pôr para aqui a dizer que os exames foram dificieis, porque nao foram! nem pouco mais ou menos! Mas acho ridículo o que algumas pessoas disseram aqui! Eu tenho alguns amigos e amigas em risco de chumbar, que para eles esta nota é meesmo importante! E estou contente por lhes ter corrido bem e se conseguirem ter os quatros que é preciso para passarem de ano, ainda mais contente fico! Voçês não têm amigos? Não têm vida? Só pensam em estudar e ter melhores notas do que os outros? Ficam chateados se não tiverem a melhor nota do ano.. ENTÃO SÃO RIDÍCULOS! Eu estudei para os dois exames e correram-me super bem! Fico contente comigo mesma por me ter esforçado, secalhar até nem precisava de ter estudado tanto. Mas obviamente que não me importo que outras pessoas, que secalhar até nem estudaram tanto como eu, consigam boas notas! Estou-me completamente a cagar! Interessam-me as minhas notas e as dos meus amigos, não as médias do país! Se são assim tão inteligentes limitem-se a tirar o vosso 5 e pronto! Quem sabe até conseguem o 100! uauu! E até podem pôr uma notícia no jornal para toda a gente saber! (Já que não devem ter amigos para lhes contar). Mas agora a sério, se vocês são assim tão espertos vão ter futuro de certeza! Por isso limitem-se a trabalhar para isso em vez de desvalorizarem as capacidades dos outros! Ah e já agora, o egocêntrismo nunca ajudou ninguém, e como voçês são uns génios já deviam ter percebido isso. Assim só vão afastar pessoas..

    ResponderEliminar
  31. Concordo plenamente com este ultimo comentario..
    Voces pensam(meninos de 5 a portugues)que por terem 5 a isto e 5 aquilo que vao ser os melhores??Até podem ser, mas nao aos olhos daqueles que sentem mais dificuldade e voces rebaixam-nos..Sentem prazer?fELICIDADE?Admito que nao sou boa a portugues nem a matematica mas esforço-me para ter ao menos um 3.
    Além do mais os exames correram-me mais ou menos.

    ResponderEliminar
  32. Eu axo que os dois exames foram bastante acessiveis o de matemática mais do que o de portugês. Não sou um aluno exemplar a nenhuma destas disciplinas mas so espero tirar 4 no de matemática para ter nota final 3

    ResponderEliminar
  33. os exames, ambos de matemática e português, fazer o exame com aquela dificuldade é uma vergonha para quem faz os exames para o pais inteiro, qualquer aluno de 2 consegue tirar 5 naquilo, e o alunos de cinco tiram o que? 8 ou 9? O exame de matemática entao,nao se pode dizer nada, tinha uma dificuldade que eu acho que ate o meu irmao de 10 meses o fazia e tinha 100%.

    ResponderEliminar
  34. se eu tiver mais de 20 pontos no exame mantenho a nota?

    ResponderEliminar
  35. ola... por causa do exame de português eu chumbei de ano tinha que tirar um 2 e tirei um 1 que foi 8 pontos ... eu pede reapreciação da prova de língua portuguesa e a minha professora corrigiu e deu-me 20 pontos será que eu ainda consigo passar de ano? ajudem me ...eu nem tive nenhuma negativa o exame de português é que me correu mal ... os meu professores nem acreditaram que eu chumbei... porque eu era bom aluno. agora tenho que esperar . ajudem me por favor. senão eu não sei o que ei de fazer ... este é o meu mail diogo.pj@hotmail.com

    ResponderEliminar
  36. por causa do exame de português chumbei...

    ResponderEliminar
  37. boa sorte pa quem faz exame

    ResponderEliminar
  38. eu tirei 5 no exame de portugués e 4 no exame de matemática.
    Achei muito fácil.
    Mas também sou bom aluno,mas o de portugués era canja pelas minhas contas tirei 95%e no de matemática 87%

    ResponderEliminar
  39. Todas as pessoas que dizem que o exame foi facílimo e que são super boas alunas precisam de se mentalizar que os exames não são feitos só para os bons alunos. Também foi feito para os que têm mais dificuldades e para as escolas Inglesas, Francesas, Alemãs, etc. cujos alunos não estudam em Português!

    ResponderEliminar
  40. olha la o antonio que noas temos a haver contigo fazes o exame e pronto que tem se foi facil ou nao...

    ResponderEliminar
  41. Também acho ridículo algumas coisas que estao aqui escritas... alguns estao aí a dizer que o exmae foi facil que sao alunos de 5 é só para se GABAREM...
    Vou fazer exame exame de portugues agora dia 16 estou com 4 espero que o exame seja fácil, só quero tirar um 4, nao gostava nada de descer a nota , NAO peço que me corra super bem , contento me com um 70... nao sei se chego lá

    Mas o que eu queria mesmo é que seja fácil porque tenho amigos (que estudaram ao longo do ano, comportam-se bem, mas tem algumas dificuldes e infelizmente chegaram ao fim do ano com 2) em risco de reprovarem, Espero que lhes corra bem, Boa sorte...

    Mas também tenho colegas que se andaram a "marimbar" para as aulas o ano todo, nao pensem que vai ser com os exames que se safam...

    ResponderEliminar
  42. Eu acho que seja fácil ou dificil, é sempre um exame...
    Eu ainda vou fazer o exame quinta feira, e estou a estudar porque o exame pode ser facil para uns e dificil para outros...
    Para mim no exame tem de se estar CONCENTRADO...

    ResponderEliminar
  43. se eu tenho 4 (nota sem o exame) e tirar 1
    com que nota fico ?

    obrigado...

    ResponderEliminar
  44. em relação ao último comentário, ficas com 3.

    ResponderEliminar
  45. é assim tirei 3 a matematica e 2 a portugues e 2 a ciencias quanto preciso apenas tirar nos exames de portugues e matematica?

    ResponderEliminar
  46. é assim tirei 3 a matematica e 2 a portugues e 2 a ciencias quanto preciso apenas tirar nos exames de portugues e matematica?

    ResponderEliminar
  47. Precisas de tirar um 20 a matemática , que é para manter essa nota e ficas só com 2 negativas .

    ResponderEliminar
  48. Bem eu tenho só uma negativa que é a matemática , tenho de tirar pelo o menos 20 a português , se tirar menos que 20 a matemática com que nota fico ?

    ResponderEliminar
  49. este site e uma ganda treta so pelas pessoas que o comentam -.-

    ResponderEliminar
  50. Amanhã faxo o meu exame de português!! e esta gente já me ta a irritar!! parabens o voxo foi faxil!! espalhem pelo mundo inteiro era melhor...não!!

    ResponderEliminar
  51. Espero que corra bem a toda a gente que vai fazer exame amanha e sexta!! que possamos passar o ano a vontade!!

    ResponderEliminar
  52. oi pessoal, tou nervoso pk tenho 4 negas a matematica, portugues,Historia e a Fisico Quimica,
    e axo k nao consigo tirar 4 a matematica e a portugues para passar...
    comp.

    ResponderEliminar
  53. ah e como sao os exames?
    brigado

    ResponderEliminar
  54. tou nervoso por causa dos exames como sao?

    ResponderEliminar
  55. vou ter exame amanha será que vai ser muito difícil

    ResponderEliminar
  56. Espero que o exame seja fácil!
    Só temos de nos esforçar um pouco e estudar :D
    Boa sorte a todos

    ResponderEliminar
  57. Pessoal amanhã vou realizar pela primeira vez Exame de Português e espero que o Exame seja tão fácil quanto vocês dizem...boa sorte pra aqueles que vao realizar o Exame amanhã.

    ResponderEliminar
  58. O exame vai correr sobre rodas para todo o pessoal!!! Vai ser facílimo, vão todos achar que nunca fizeram algo tão facilmente, mas no terminar da situação, vão-se deparar com notas inesperadas.

    Boa sorte para todos,
    Ricardo!

    ResponderEliminar
  59. isto foi um exame ??
    lol na brinca mas a serio pessoal
    isto ate foi mais facil que um teste
    espero que as outras pessoas tenham a mesma opinião :D

    va pessoal agora boa sorte para o de matemática :)

    ResponderEliminar
  60. Olá. eu tenho na minha pauta de frequência ( sem exame) 3 a português, 2 a Matemática e 2 a Inglês. se eu tirar um 3 no exame a portugues e um 2 no exame de matemática chumbo?

    ResponderEliminar
  61. ola pessoal
    E assim eu tenho nega a MAT e FQ posso tirar 1 no exame de MAT e 2 no de POR ?
    Respondam SFF

    ResponderEliminar
  62. BOAS
    eu tenho nega a MAT e FQ posso tirar 2 no de POR e 1 no de MAT ?
    Respondam SFF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olâ , este ano é o meu caso também , passaste assim?

      Eliminar
  63. Olá. eu tenho na minha pauta de frequência ( sem exame) 3 a português, 2 a Matemática e 2 a Inglês. se eu tirar um 3 no exame a portugues e um 2 no exame de matemática chumbo?

    ResponderEliminar
  64. Eh pá, isto é para o pessoal que anda a aí a armar-se em espertinho: vocês acham-se grande coisa, mas não valem o que dizem. Vocês são alunos de cinco, e daí? Serà que os outros tirarem negativa é uma grande satisfação para vocês? Voces deviam era estar contentes por os exames serem tâo fáceis, pq se fossem difíceis ate podiam tirar mas notas.
    Digam-me uma coisa: voces teem vida própria? voces teem amigos? que diferença vos faz se os outros tiram boas notas ou não? as notas sao para voces? olhem, eu nao sou boa a portugues, tirei negativa nos 2 primeiros periodos, apesar de me ter esforçado muito, e a matematica nunca consegui tirar uma positiva sequer. fui a exame com negativas: historia e matematica. acho que me safei bem no exame de portugues e no de matematica nem estive assim muito mal. se eu fosse uma amiga vossa de certeza que vocês em vez de ficarem felizes, ficavam era roidínhos de inveja por isso, apezar de voces tirarem boas notas!!!!!!!!!
    voces sao egoístas, invejosos, orgulhosos, ambiciosos e so estao bem a ver os outros prejudicados. nao se esqueçam que existe pessoa com mais dificuldades que voces, portanto deixem-se de ser infantis e comecem a pensar mais nos outros. voces ate podem ser muito "inteligentes", mas com essa atitude ate um aluno de 1 tem mais valor que voces.
    P.S.= levem isto a serio e pensem no que esta aqui escrito. vao ver que sairão mais valorizados. sou uma miuda de 9º ano e sou um pouco de nada e mesmo assim orgulho-me pelo que sei. se vosses sao assim tao bons nao se deviam preocupar se os outros vao ser melhores que voces ou nao. ou sera que a vossa consiencia vos pesa??????????????

    ResponderEliminar
  65. O teste é muito fácil.


    Vao ver que se vao safar.


    xD

    ResponderEliminar
  66. eu vou fazer o exame amanha de portugues 9º ano será que alguem me pode ajudar tou uma pilha de nervos :s

    ResponderEliminar
  67. Entao meu amigo joao somos 2,mas pelo que os meus colegas repetentes,dizeram que os testes intermedios sao mais dificies,por isso o mais facil para nós é pensarmos possitivo,se nervos,nada de stress,eu tenho que tirar media de 4 por isso imagina lá!

    Boa sorte a todos!

    Abraços André

    ResponderEliminar
  68. Amanhã só espero que o exame me corram bem, pois estive a estudar até agora e só espero que me tenha valido a pena!! ufa, até amanhã pessoal, desejo-vos muita sorte (também para mim) =D

    Carolina 9ºB V.N.

    ResponderEliminar