quarta-feira, 17 de junho de 2009

Critérios de correcção do Exame Nacional de Biologia Geologia e comentário

Os alunos da minha Direcção de Turma fizeram hoje o exame de Biologia Geologia. É um exame duro para alunos do 11º ano. São dois anos de matéria, quatro volumes, e alguns deles ainda nem sabem bem aquilo que querem ser quando forem grandes, pelo que não foram para o exame com a mesma motivação daqueles que já sabem o que querem fazer no futuro. As suas professoras deram o seu melhor, organizaram a matéria, fizeram powerpoints e fichas que disponibilizaram no moodle. Nos dias de interrupção houve aulas de dúvidas. Mas ainda assim muito ficou para os alunos fazerem por conta própria.
Entretanto falei com a colega de Biologia Geologia. Achou o exame equilibrado: dois grupos mais acessíveis, dois em que os alunos tinham de pensar mais. Foi mais difícil do que os intermédios, talvez pelo facto de abranger mais matéria.
Oxalá lhes tenha, efectivamente, corrido bem.
Desta vez, os critérios de correcção do Exame Nacional de Biologia Geologia surgiram mais cedo e já estão disponíveis aqui.
Ana Soares

20 comentários:

  1. Sou a mãe (preocupada)de um aluno que fez hoje exame de biologia/11ªano.
    Será que alguém me pode dizer onde encontrar a correcção do mesmo?
    Agradecia muito
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Clique na palavra "aqui" do nosso texto.

    ResponderEliminar
  3. Irá sair no site do gave (identidade responsável pelos exames-Ministério da Educação)

    http://www.gave.min-edu.pt/np3/39.html

    ResponderEliminar
  4. Constou-me que o exame deste ano foi o mais difícil dos últimos anos. Pergunto: porquê? O que se pretende demonstrar? Tanta facilidade para com os alunos dos CEF / Cursos Profissionais; tanto reconhecimento de competências e a atribuição de diplomas e, paradoxalmente, dificulta-se tanto a vida a quem andou 12 (doze) anos a preparar-se com seriedade, empenho, esforço e trabalho para entrar para a universidade!
    Um exame com textos extremamente longos, com questões dúbias (mal formuladas?), a baralhar descaradamente os alunos. A quem interessará isto?

    ResponderEliminar
  5. sou mãe (também preocupada)de uma aluna que hoje fez exame de biologia/ 11ºano;apesar de estar no 12º ano fez para melhoria de nota.
    não concordo com os metodos de exame tem muitas "Ratueiras"um aluno MATA-SE a estudar para ser avaliado por escolhas mutuas, não muito explicitas......

    ResponderEliminar
  6. havia lá uma rasteira que eu ainda não percebo...alguém me pode explicar?
    dizia no texto que a infecção do bicharoco era na alimentação.
    depois perguntava quando é que se dava a infecção e a resposta era reprodução(???...muito estranho

    ResponderEliminar
  7. sim tambem achei muito estranho essa aí.. cotinuo sem perceber... parece que andam a avaliar a maneira como lemos textos e nao o quanto sabemos relativamente a materia...
    enfim... depois querem medicos e engenheiros formados... COMO?

    ResponderEliminar
  8. Por acaso também nao entendi essa da alimentação/reprodução...

    ResponderEliminar
  9. Só para que conste, eu fui com 18 a exame, uma amiga foi com 19. Eu tive 12,5 e ela 12,9. Ficámos as duas com 17. Queremos as duas entrar em Medicina. Estamos no 11º. Só me apetece chorar. Agora vou ter de andar um ano a ter explicações para o ano voltar a repetir os exames (porque não me parece que o de Física e Química A me vá correr muito bem - só o vou fazer na 2ª fase). E sinceramente, um ano inteiro a pagar explicações, estudar, tirar a carta e fazer 4 exames (Biologia e Geologia, Física e Química A, Matemática e Português) não é pêra doce. Se vós, pais, se revoltam, imaginem-se na nossa pele. É frustrante.

    ResponderEliminar
  10. Fui a exame e achei bastante acessível ( a quem tivesses estudado claro...), tirei 18. Acho que é uma forma de nivelar os alunos por igual por esse país fora, e anular sobrevalorizações, que vergonhasamente se verificam em algumas escolas. Se a nota não foi o que esperavam, tivessem estudado mais, o que não se pode é entrar cada vez mais pelo facilitismo de modo a melhorar os resultados.

    ResponderEliminar
  11. Concordo perfeitamente com um dos comentários feitos, chumbei á dois anos no exame de biologia e geologia e no ano passado voltei a repeti lo e consegui tirar positiva. este ano quis fazer melhoria para poder entrar com melhor nota a biologia para o ensino superior. fui muito melhor preparada do que o ano passado e qual foi o resultado? 6,6. o exame em comparação com pelo menos os dos dois ultimos anos foi extremamente dificil. é pena cada vez nos cortarem mais as pernas para podermos alcançar o nosso sonho de poder entrar no ensino superior e ser alguem na vida :S cada vez a dificultar mais a vida dos estudantes !

    ResponderEliminar
  12. Sou professor da disciplina. Achei o exame equilibrado nas questões mas desnecessariamente complexo em alguns dos textos iniciais, aliás desnecessários para responder à maioria das questões subsequentes.
    Quem vai a exame com 18 ou 19 e obtém 13, só significa que foi mal avaliado na classificação interna e/ou foi mal preparado ao exame. Aí concordo que os exames introduzem alguma justiça, e mesmo assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal avaliada na classificação interna, pelos vistos, não fui, já que tive 16 no exame no 12º ano. Mal preparada? Talvez... Muita pressão e pouco tempo para estudar foram uns bons culpados. Só para que conste, uma vez mais, entrei em Medicina, estou no 2º ano e muito feliz. Mas continuo a achar que os exames nacionais não estão bem desenhados e foram, até hoje, a maior dor de cabeça que tive para entrar neste curso.

      Eliminar
  13. Desculpem dizer isto, mas quem não percebeu que o problema do "bicharoco" como vocês dizem é na reprodução é porque tem uma péssima interpretação!!! Sou aluna do 11ºano e embora não tenha feito a primeira fase, sinceramente não era assim tão diícil como o pintam!!! Na minha escola, privada é certo, houve mais que três 20... bem acho que é suficiente... agora que a segunda fase era bem mais acessivel ai isso podem crer que era...

    ResponderEliminar
  14. Pretendia um comentário ao exame de Biologia da 2ª fase. Alguém me faz esse favor?

    ResponderEliminar
  15. Sou aluno do 11ºano e em relação à primeira fase achei que era muito mais acessivel do que a 2ª. Esta ultima foi muito dificil em que nós estudantes, fartamo-nos de estudar e depois perguntamo-nos para quê.. apenas perguntam coisas relativas a interpretaçoes sem jeito nenhum.. parece que querem avaliar o modo como lemos os textos (e estes, bem, parecem testamentos)! Depois apresentam perguntas mal formuladas em que nós ficamos com duvidas na maioria das opçoes a escolher! Querem-nos baralhar descaradamente e na maior parte das vezes em questoes sem a minima importancia e sem relevancia alguma na materia de Biologia/geologia!
    A educaçao de portugal deixa muito a desejar

    ResponderEliminar
  16. Também sou aluna do 11º ano. Fui com 15 a exame. Deixei Biologia para a 2ª fase e estou arrependida. Achei o exame da 2ª fase mais difícil e algumas questões dúbias. Bem, mesmo que tenha positiva, para o ano irei levantar nota e preparar-me melhor. Não tive explicações e terei que recorrer a elas no próximo ano. Muitas vezes é uma questão de sorte e os nervos também atrapalham!

    ResponderEliminar
  17. Sou um defensor acérrimo dos exames a nivel nacional. Porque todos são avaliados de igual forma. Deveria ser a única nota a contar para entrar na Faculdade
    Para evitar (tangas)como a situação daquelas 2 moças que vão com 18 e 19 valores a exame e depois tiram 12. Como é? Alguma coisa está mal.
    Pois eu conheço gente que foi com 16 v depois tiram 18. Agora pergunto qual é melhor aluno? O que vai com 19 e tira 12 no exame ou o que vai com 16 e tira 18 no exame? Não tenho dúvidas que existem escolas que inflacionam as notas dos alunos criando uma enorme injustiça na elaboração da média final para entrar na faculdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenha razão, mas esquece-se que há muitos factores a ter em conta no momento da realização de um exame nacional: o estado de espírito, o nervosismo, a pressão. Se calhar para mim era muito mais importante ter grandes notas nos exames do que essas pessoas que fala. Eu quando fui a exame, fui como se daquilo dependesse a minha vida. E os nervos são traiçoeiros. No meu 12º, voltei a preparar-me para Biologia e Geologia, Física e Química A e Matemática A. E, finalmente, fiz jus às minhas notas. 16, 17 qualquer coisa, e 18,5. Entrei em Medicina, estou no 2º ano, estou feliz, e sinto que tenho todo o direito em estar aqui, porque eu realmente mereci essas notas, ao contrário das que tinha tido no 11º ano. Foi UMA HORA (ou duas, já nem me lembro) que decidiu a minha vida, tudo dependeu daquele curtíssimo espaço de tempo. No 11º ainda não tinha ganho estofo para respirar fundo e pensar claramente. Agora tirar 18's nos testes da escola o ano inteiro não foi à toa.

      Eliminar
    2. Ana tens razão. Eu fui com 18 para o exame de bio e vou ter 15 no exame. Podia ter tirado 17 se nao tivesse trocado uma letra em cada uma duas sequencias e ainda por cima o exame esta a virar para teste de compreensao e nao para avaliar os conhecimentos. o que achas que devo fazer para subir para o ano (12¤) no exame? obrigado

      Eliminar