terça-feira, 16 de junho de 2009

Comentário aos critérios de classificação do Exame Nacional de Português

Agora sim, com os critérios de classificação, que entretanto já estão no sítio do Gave,vou comentar a prova que convidou os alunos a falar sobre a Liberdade.


O texto e perguntas são, efectivamente, acessíveis. Apenas uma ambiguidade no grupo I, para os alunos mais distraídos. Na pergunta 3, "Apresente dois dos traços caracterizadores de Beresford, ilustrando cada um deles com uma citação do texto", alguns alunos ficaram com dúvidas quanto ao número de exemplos a apresentar: 2 ou 4. No grupo II, apenas as ambiguidades dependentes da capacidade de interpretação do texto, mas sem as polémicas de outros anos.


Agora quanto aos critérios de classificação, creio que, este ano, eles se afiguram mais rigorosos e mais justos. Começando pela justiça, são propostos mais do que os três níveis de desempenho do ano passado, aspecto que muito dificultou a classificação de algumas perguntas em 2008. Quanto ao rigor, de uma maneira geral, é alto. O nível de desempenho mais elevado, aquele que dá direito à totalidade da cotação, é muito exigente. Por isso, alunos, cuidado com as vossas expectativas.


Queria ainda comentar o exercício B, do grupo I. Aqui a minha questão é a de sempre: a dificuldade em fazer um bom comentário, "com pertinência", "rigor" e com exemplos em apenas 8 a 12 linhas.

Último aspecto, na exercício de correspondência, este ano são só três patamares.


Bom... só me resta acrescentar que este exame daria para um excelente trabalho em Análise Crítica do Discurso que, para que não sabe, é a área da linguística que estuda a relação de poder subjacente ao discurso.
Agora, alunos, toca a estudar para os próximos exames.

Os resultados saem a 7 de Julho.
(Os alunos que faltaram talvez não tenham tanta sorte na segunda fase...)

Ana Soares

7 comentários:

  1. O que disse no primeiro parágrafo não está correcto. Não são pedidos quatro exemplos. No enunciado é pedido que identifiquemos dois traços caracterizadores de Beresford e que justifiquemos cada um com uma citação. Está nos critérios de correcção.

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  2. Desculpe mas pelo que analisei dos critérios de correcçao sobre a resposta do beresford eu creio que não ha rasteira absolutamente nenhuma! Se houver, a unica forma de reparar nela seria por um pormenor muito muito escondido na forma como foi formulada a pergunta! O que ela nos pede são dois traços caracterizadores da personagem, acompanhados de dois exemplos explicativos. Vendo os critérios, não me parece que haja nenhuma ratoeira. Alias como os próprios critérios dizem "A resposta deve contemplar dois traços caracterizadores de Beresford que a seguir se apresentam,ou outros considerados relevantes,ilustrados cada um com uma citação"

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  3. Reformulei. A questão gerou de manhã alguma confusão nos meus alunos. Alguns, a jogar pelo seguro, puseram 4 exemplos.

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  4. Senhora Professora, será que me poderia ajudar?
    Eu fiz o exame hoje, e tenho aqui umas pequeninas duvidas, que com o seu olhar talvez se desvaneçam!


    Na 1 referi que o povo passou de pobre e feliz para revoltado. Depois referi aquilo que diz na correcção do modo como se manifesta a mudança.
    Quantos pontos devo ter?

    Na 2 pus:
    Principal SOusa: ódio aos Franceses e preocupação (por ter "uma missão a cumprir")
    D. Miguel: desilusão ("fala como um homem desiludido") e descontentamento (descontente por a Europa "não nos dar ouvidos")
    Quanto acham que tenho?

    Na 3. chamei-lhe calculista por causa dos 16000$... Está certo? Também disse q era pouco religioso (e justifiquei). Que acham?

    Na 4 disse a invocação "Senhores" (ultima fala do Beresford). Acham que está bem?

    Na primeira composição fiz tudo bem, menos quando referi um dos poemas que referi o Aniversário (q é do Alvaro de Campos) e disse q era do ortonimo... Quanto acham q desconta?

    obrigado!

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  5. Olá, caro aluno.
    Não vou poder responder às suas questões. Como sabe, a cotação das perguntas está dividida entre conteúdo e forma, pelo que esta última pode condicionar muito a cotação final atribuída.
    Por agora deve concentrar-se nos exames que se seguem. Este já está. Bom estudo.

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  6. Olá professora, bom dia.

    Na quarta questão referi a Apóstrofe como recurso expressivo, presente na fala de Beresford «Excelências:(...)», embora sem grandes certezas. Pode dizer-me se este recurso estilístico se aplica na situação?

    Muito obrigado!

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  7. Apóstrofe: interpelação directa de pessoas. Ainda tem dúvidas?

    Bom estudo para os restantes exames

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