terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Resultados escolares e banda larga

Notícia o Jornal de Negócios (não encontrei na edição online) que:
"A introdução de banda larga nas escolas - uma das bandeiras dos executivos de José Sócrates na política de educação - teve um impacto negativo generalizado nas notas dos exames nacionais de português e matemática do 9.° e 12.° anos, com maior impacto nos rapazes do que nas raparigas. Esta é a principal conclusão de um artigo recente assinado por Rodrigo Belo, Pedro Ferreira e Rahul Telang da Carnegie Mellon University e das universidades Técnica e Católica.
No estudo "Impact of Broadband in Schools: Evidence from Portugal" - que será submetido em breve para publicação na revista "Review of Economics and Statistics" e que foi apresentado na semana passada no ISEG -, os autores escrevem que "em média, as notas baixaram cerca de 7,7% entre 2005 e 2008 e cerca de 6,3% entre 2005 e 2009 devido ao uso de banda larga".
A explicação é simples: "o nosso argumento central para um declínio no desempenho dos estudantes é o de que a banda larga cria distracções", escrevem. Este efeito é mais sentido entre rapazes do que entre raparigas,oquevaiaoencontro "de um inquérito que indica que é mais provável os rapazes dedicarem-se a actividades que os distraiam do que as raparigas"."

2 comentários:

  1. Talvez não seja apenas a banda larga a responsável pelos referidos resultados, mas parece ser verdade: ela distrai. Por outro lado, são também, sempre, os rapazes que mais se distraem.

    Ainda assim, é claro que - apesar de todas as críticas que se podem apontar ao Magalhães, às escolas virtuais, quadros electrónicos, etc - toda esta diversidade tecnológica, bem aplicada, pode ser uma grande mais valia para as nossas escolas e para os nossos alunos.

    ResponderEliminar
  2. Risco que os alunos da minha escola (Pública)não correm, já que os computadores do Plano tecnológico chegaram à escola vai para 2 anos, mas ainda hohe não funcionam. Distribuídos um por sala apenas apanham pó e ocupam o pouco espaço que sobra para os 28 alunos .... banda larga também é ficção ..... a velhinha não chega à maioria das salas e os profs usam frequentemente a net pessoal para o trabalho .... ahhhhhhhhhh a escola é de cidade

    ResponderEliminar