2 - Governo elimina disciplina de Área de Projecto no 12º ano
3 - Formação Cívica para o 10º ano
A notícia é do Público e surpreende, pois todos esperávamos notícias do básico e, afinal, temos em primeiro lugar as mudanças do secundário oficializadas.
Breve comentário:
1 - O exame opcional de Filosofia parece-me valorizar a disciplina e o papel que a mesma assume no desenvolvimento duma sociedade.
2 - Confesso que concordo com medidas que possam reduzir a carga horária dos alunos. Quando penso no meu 12º ano, só com três disciplinas, e agora olho para os meus alunos, respectivo número de disciplinas, exigência e extensão dos programas fico arrepiada. Como o meu marido costuma dizer, o 12º ano foi dos anos em que mais trabalhámos para nos prepararmos para o superior, para os exames de acesso (pois para além das PGA's fizemos provas específicas)... e só tínhamos três disciplinas!
3 - Naturalmente que, em teoria, concordo com a Formação Cívica. No entanto, tenho dúvidas sobre os moldes em que a mesma vai ser operacionalizada. A ver vamos.
Ana Soares
Aconselho todos os professores a lerem este post de um professor o IP Beja e deixarem os seus comentários
ResponderEliminarhttp://ireflexoes.blogspot.com/2011/01/porque-o-primeiro-dia-de-trabalho-apos.html#comments
Este professor foi um dos maiores apoiantes da famigerada ex-ministra em Beja. Coitado, agora caiu-lhe a avaliação em cima.
Na notícia do Público diz-se que o exame de Filosofia será no 12º, o que não é verdade. O exame será feito no final do 11º ano.
ResponderEliminarJá agora: a valorização da disciplina seria maior se o exame fosse obrigatório e se destinasse a todos os alunos e não apenas àqueles que pretendem ingressar num curso universitário na área das Humanidades.