terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Fato do Tanto-Faz-Como-Fazia

O Fato do Tanto-Faz-Como-Fazia foi uma descoberta numa feira do livro da minha escola. Perdido num canto e já mal tratado. O nome da autora, Sylvia Plath, o título original e o registo infantil da imagem da capa levaram-me a querer ler o início. Ainda não era para a idade dos meus filhos, mas decidi trazê-lo para casa. E fiz bem. Agora, que ele já frequenta o 2º ano, já o lemos (a meias que, como vos expliquei noutro post, é a forma como, nesta fase, gostamos de fazer as leituras). E gostámos muito!


A história é original, simples e muito divertida. O texto tem como principal característica as repetições que se tornam previsíveis, facilitam a apropriação do texto e recuperam formas tradicionais (e orais) de contar histórias.


Max Nix é o pequeno protagonista, o mais novo de sete irmãos, que, nesta história realiza o seu sonho de vestir um fato especial e bem original. Recomendo vivamente a leitura deste livro que, entretanto, descobri estar no PNL (plano nacional de leitura) recomendado para o 3º ano. Uma boa escolha, sem dúvida!

Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário