terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A manipulação das crianças pelos pais

1. Levar um filho a uma manifestação é manipulação das crianças?
2. Ver crianças em frente aos portões das escolas a contestar os fechos das escolas, as más condições do estabelecimento de ensino ou os mega-agrupamentos é manipulação das crianças?
3. Colocar crianças em tempos de antena dos partidos é manipulação das crianças?
4. Colocar adolescentes e jovens nas ruas a protestar contra a falta de educação sexual nas escolas é manipulação das crianças?
A ministra da Educação Isabel Alçada está genuinamente preocupada e "indignada" (a palavra é dela) porque os pais dos alunos em colégios com contratos de associação estão a manipular as crianças. Nunca disse uma palavra quando crianças, no início deste ano lectivo estiveram frente a portões de escolas a contestar mil e uma coisas que estão mal (no seu ponto de vista, na perspectiva dos seus pais ou das direcções das suas escolas). Também se desconhece a sua opinião quanto às crianças usadas nos tempos de publicidade ao Magalhães. E estou curiosa de ouvir Isabel Alçada quando no dia 24 de Março, o dia do estudante, o PCP e o BE puserem os meninos na rua a pedir educação sexual para todos.
A mim o que me parece é que há manipulação nos dois últimos casos que enuncio. Nos dois primeiros não. Os dois primeiros são lições de cidadania que é bom que os filhos/alunos aprendam com os pais e com a escola. É bom ensinar os mais novos a ser interventivos, a formar opiniões, a ver as diferenças entre o bem e o mal, a lutarem por aquilo em que acreditam. É aqui que está a génese da democracia.
BW

12 comentários:

  1. Concordo totalmente. Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  2. Concordo! A referência a "contratos de associação" deveria estar em negrito. A comunicação social insiste em falar de "escolas privadas" como se se tratasse de um qualquer escola privada, o quenão é verdade!

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente.
    Nem queria acreditar nesta afirmação da Srª Ministra!
    Eu levei a minha filha mais velha comigo quando fui votar. Porque acho importante que ela perceba e aprecie desde cedo as formas de participação que devemos usar. Se calhar também fui manipuladora, a expor a minha filha a uma democracia tão fraca como a que, nestes comentários, se percebe...

    ResponderEliminar
  4. A paternidade é a única profissao exercida por amadores,
    só basta engravidar.Estamos em maos de amadores.

    ResponderEliminar
  5. OLá, Bárbara!
    Só hoje tomei conhecimento deste blog. Adicionei-o ao meu blog roll. Parabéns!
    Ramiro

    ResponderEliminar
  6. Faz sentido que crianças e jovens saiam à rua para defender a escola que frequentam, seja ela pública ou privada, e que sentem como sua.

    Sendo eu contra as situações de autêntico esbanjamento de dinheiros públicos que têm existido no financiamento de alguns colégios privados, acho normal e natural que todos os que se sintam visados pelas medidas agora tomadas contestem e façam ouvir a sua voz.

    Prefiro que se proteste na rua e que se exponham e discutam factos e argumentos perante a opinião pública, do que, como demasiadas vezes aconteceu nesta matéria, se negoceiem contratos de associação no segredo dos gabinetes de ministérios e direcções regionais, e que estes sejam concedidos com base em critérios impossíveis de assumir publicamente.

    É pura hipocrisia o ME introduzir a Formação Cívica no currículo dos alunos, desde o 1º ciclo, e depois fingir-se escandalizado por os meninos e meninas assumirem a sua cidadania activa, apenas porque o "caderno reivindicativo" contraria a agenda governamental.

    ResponderEliminar
  7. ARB: faço o mesmo sempre que vamos votar. No entanto, nunca lhes disse em quem voto e controlo as expressões faciais e os comentários, para não os influenciar, para que vão construindo a sua ideia do que é a política. E eles adoram perguntar o que é que defende A ou B e nós respondemos com a maior objectividade possível.
    Ramiro Marques: obrigada pela sua visita e pela "adição"!
    BW

    ResponderEliminar
  8. Jorge da Cunha

    Que bom é encontrar este espaço. O texto "A manipulação das crianças pelos pais" é muito bom, resume as ideias essenciais, coisa que a comunicação social não faz, deixando deturpar a opinião pública. Sou professor do ensino particular e cooperativo, o meu filho é aluno do ensino particular e cooperativo, na escola onde eu próprio já fui aluno há vinte e tal anos. A minha ligação a esta escola é profunda e afetiva. Há mais de dois meses que andamos com a espada em cima da cabeça, emocionalmente instáveis, contudo continuando a fazer o melhor para que os alunos e filhos continuem a aprender as matérias e os valores essenciais. Mas como explicar-lhes as idiotices que ouvem na televisão da boca de uma ministra, quando a escola deve formar para a democracia? Como explicar-lhes as mentiram veiculadas pela boca de uma ministra que tutela a própria educação? Como explicar-lhe que as ameaças às escolas não faz parte dos códigos democráticos? Como dizer-lhes que a ministra está errada quando acusa os pais de comportamentos incorretos quando levam os seus filhos a uma manifestação para lutar pelos seus direitos? Só há uma maneira: dizendo-lhes claramente que isto são atitudes próprias de um sistema ditatorial camuflado de democracia.

    ResponderEliminar
  9. A minha manipulação é melhor que a tua.

    ResponderEliminar
  10. "A minha manipulação é melhor que a tua."
    hahahahahahahahaha

    ResponderEliminar
  11. As criancinhas não teriam de sair das aulas e reivindicar os seus direitos e a sua escola se o governo do seu país pensasse nelas e na sua educação!

    Estas escolas foram utilizadas porque as escolas públicas não tinham disponibilidade para estes alunos. Alguma coisa se modificou entretanto?

    Não!

    Continuamos a não ter escolas públicas disponíveis que recebam estes alunos quando estas escolas, devido ao sufoco, tiverem de fechar!

    Já para não falar nas diversas perdas... especialmente da qualidade de ensino de que se orgulham.

    Que decisões são estas? No mínimo impensadas, não é estudado caso a caso como foi prometido e ninguém é chamado à responsabilidade!?

    Em vez de retirarem o que foi dito (coisa habitual neste governo) continuam com o disparate e ainda por cima com o cinismo, atrevimento e ameaça com tribunais.

    O povo Português está acatado demais com o que se está a passar...

    Temos de nos fazer ouvir!

    ResponderEliminar
  12. Pergunto-me como é que uma autora de livros infanto-juvenis poder fazer afirmações destas. Eu cá começava a desconfiar do lado didáctico das coisas que ela escreve...

    ResponderEliminar