30 anos de walkman.Estranho objecto, dirão os nossos filhos e alunos.
Esta geração, a geração mp3, mp4, mp5, nem acredita que houve tempos em que nos tinhamos de levantar do sofá para mudar de canal, em que os canais eram só 2 e a preto e branco.
30 anos de walkman.
A nova terminologia não é tão nova como se poderia pensar, não o é nas faculdades nem para os linguístas. Nova é a sua aplicação aos Ensinos Básico e Secundário (se bem que neste último ciclo ela já esteja em vigor desde 2001).
Eles estão de férias e esta pode ser uma boa maneira de terminar uma tarde de um dia de semana! É na quarta-feira, no anfiteatro ao ar livre, na Gulbenkian, em Lisboa.
Os animais não se podem vestir, Judy Barrett e Ron Barrett, Sá da Costa Editora


A Baía do Tesouro é um livro feito à medida dos miúdos que gostam de pequenas aventuras e caças ao tesouro. O Pedrito embarca com o Mestre Hildo em direcção a uma pequena ilha. Várias peripécias vão culminar com a descoberta de um tesouro inesperado que origina o diálogo que vos transcrevi.





Só depois surgem as ilustrações de Gémeo Luís.Colegas professores, bom trabalho na dura fase que se avizinha, a da correcção.
Os livros da Corujinha, são assim que cá em casa são conhecidas estas aventuras de Andy Runton (Top Shelf Productions). Quando trouxe para casa um destes livros, emprestado por uma colega, comecei por achar que estas leituras (só de imagens, pois a banda desenhada quase não tem texto) não iam resultar. Os livros têm cento e muitas páginas e eles ainda são pequenos. Talvez com miúdos mais crescidos, até adolescentes ou adultos com gosto pelas imagens. Enganei-me. O facto das imagens por si só narrarem a história não só prendeu os miúdos como também agradou aos graúdos cá de casa. A dada altura era eu que pedia para fazermos um intervalo. E foi assim que, depois de comprarmos os nosso próprios exemplares na King Pin , passámos a ter mais frequentemente uma Corujinha a passear cá por casa.
Não são recentes, nem o livro, nem o filme. Foi o próprio Saramago que trouxe A Maior Flor do Mundo de novo à blogosfera, no seu blogue.
Para os mais pequenos, entre os 5 e os 8 anos, temos, por exemplo, a excelente e divertida adaptação de Alexandre Honrado, com ilustrações de Maria João Lopes, das edições Ambar. Estes "Os Lusíadas" para os mais pequenos introduzem os mais jovens nas maravilhosas aventuras do povo português aqui exaltadas:
Para os alunos do 3º ciclo, sugerimos Era uma Vez um Rei que Teve um Sonho: Os Lusíadas Contado às Crianças de Leonoreta Leitão, Dinalivro.
