sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Andam sozinhos

Passa das três horas, as ruas enchem-se de miúdos a sair da escola, de todas as idades, em grupos ou sozinhos, apanham os autocarros em direcção a casa. Alguns ainda andam no 1.º ciclo, vê-se pelo tamanho, pela troca de cromos do wrestling e por outras brincadeiras. Sentam-se na paragem de autocarro, dão o lugar às pessoas mais velhas e continuam a brincar. Como falam em francês parece que são todos educadissimos! Mas não, ouve-se um ou outro disparate.
Não sei se é assim em toda a cidade, mas é assim no centro de Nice, onde os prédios são lindos, centenários, virados ou com vista para o mar e custa a crer que são habitados por aquelas crianças que levam a chave ao pescoço.
E nós continuamos a ir buscá-los à escola. Claro que Portugal não é igual, que os meios de transporte não funcionam ou são perigosos; que eles ainda são muito pequenos; que, que, que... Que temos sempre uma desculpa para atrasarmos o transmitir-lhes que confiamos neles, que eles estão a crescer, que têm de ser mais responsáveis, autónomos, independentes. Em vez disso, andamos com eles ao colo até aos 30 anos!
BW

1 comentário:

  1. Agora, sim! mas não foi sempre assim. Eu quando anadava no 1º ano do ciclo já tinha a chave de casa e o meu irmão 3 anos mais velho fazia o nosso almoço. Agora, sim, somos mais protecionistas!

    ResponderEliminar