Passa das três horas, as ruas enchem-se de miúdos a sair da escola, de todas as idades, em grupos ou sozinhos, apanham os autocarros em direcção a casa. Alguns ainda andam no 1.º ciclo, vê-se pelo tamanho, pela troca de cromos do wrestling e por outras brincadeiras. Sentam-se na paragem de autocarro, dão o lugar às pessoas mais velhas e continuam a brincar. Como falam em francês parece que são todos educadissimos! Mas não, ouve-se um ou outro disparate.
Não sei se é assim em toda a cidade, mas é assim no centro de Nice, onde os prédios são lindos, centenários, virados ou com vista para o mar e custa a crer que são habitados por aquelas crianças que levam a chave ao pescoço.
E nós continuamos a ir buscá-los à escola. Claro que Portugal não é igual, que os meios de transporte não funcionam ou são perigosos; que eles ainda são muito pequenos; que, que, que... Que temos sempre uma desculpa para atrasarmos o transmitir-lhes que confiamos neles, que eles estão a crescer, que têm de ser mais responsáveis, autónomos, independentes. Em vez disso, andamos com eles ao colo até aos 30 anos!
BW
Agora, sim! mas não foi sempre assim. Eu quando anadava no 1º ano do ciclo já tinha a chave de casa e o meu irmão 3 anos mais velho fazia o nosso almoço. Agora, sim, somos mais protecionistas!
ResponderEliminar