terça-feira, 24 de novembro de 2009

Porque todos querem o melhor para os filhos

Há pais que mentem para conseguir que os filhos vão para a escola pública que consideram ser a melhor. Não é novidade, mas o tema é desenvolvido no PÚBLICO partindo do caso de uma mãe inglesa que foi processada pelo tribunal, em Inglaterra.
Por cá, o CDS-PP defende a liberdade de escolha para os pais, mas está isolado, o medo é que as escolas consideradas piores fiquem desertas e as outras sobrelotadas. Há sempre quem defenda que as leis de mercado devem funcionar mesmo na educação.
Acho preferível que TODAS as escolas melhorem os seus desempenhos, não com facilitismos, mas com trabalho, com investimento.
É certo que há escolas em bairros complicadissimos, com miúdos que não sabem estar na escola, mas os cursos que têm sido introduzidos como os CEF ou os profissionais e tecnológicos podem vir a cativar esses jovens. Assim como todas as outras ofertas que estas escolas têm - por vezes têm actividades invejáveis que seriam tão bem aproveitadas por alunos aplicados.
Com os novos cursos, há mais escolha porque já não é obrigatório ficar na escola do bairro onde se vive ou onde se trabalha. Por isso, vai havendo esperança!
A mãe galinha fala da sua experiência numa escola de "má fama". Leiam o post de 4 de Novembro.
Entretanto, quem pode continua a pagar a escola privada e diz aos quatro ventos que se pudesse tinha os filhos na pública. Ou então faz tudo, até mentir, para que a criança entre na pública daquele lindo bairro da alta burguesia da cidade, que funciona tal e qual como um colégio.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário