quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ainda o filme "Uma Aventura na Casa Assombrada"

Fui à ante-estreia do filme. Um convite pessoal, que depois se estendeu a 75 alunos da minha escola. Uma emoção, como podem imaginar. De sexta-feira para segunda de manhã tinhamos 72 alunos confirmados para ir (e até já havia lista de suplentes!). O filme, que estreia nas salas de cinema no dia 3 de Dezembro, é uma super produção! A sala estava quase cheia. Havia mais miúdos para além dos "meus". Estavam lá muitos outros vips: os actores, claro, mas as autoras dos livros, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, também. Alguns dos miúdos estavam quase esquecidos que, na manhã seguinte, voltavam à realidade e o despertador ia tocar cedo, por isso ainda quiseram um ou outro autógrafo. Alguns levaram o livro. Outros pediram os autógrafos no próprio bilhete.
Pode parecer banal, mas, na verdade, como o produtor, Manuel Fonseca, destacou, este é o PRIMEIRO FILME INFANTO-JUVENIL produzido em Portugal. Não vai ser o último, quero acreditar! Mas, de facto, isso torna-o especial.
A adaptação é, a meu ver, adequada para as faixas etárias a que se destina. O terror (não esquecer que este é um filme sobre fantasmas) surge embrulhado no ridículo (o que, pelo menos nesta sessão, pôs miúdos e graúdos a rir). O romance assim como a aventura surgem equilibrados com a magia necessária a uma produção deste género, mas sem excessos que nos façam pensar que o filme não se adequa a meninos a partir dos 8/9 anos. O filme tinha de ser também para estes e não apenas para os jovens adolescentes.
Para além dos cinco jovens actores que dão vida ao grupo de amigos que protagoniza esta aventura, grandes nomes do nosso cinema e teatro completam o grupo: Ricardo Carriço, João Didelet, Ana Padrão, Sofia Grilo, Leonor Seixas e Jorge Corrula, entre outros.
Uma boa tarde de cinema para o feriado de dia 8 de Dezembro ou para as férias do Natal.
Ana Soares

1 comentário:

  1. ola, eu já li o livro e ontem, vi a estreia do filme na televisao.
    adorei!
    eu fiquei com curiosidade depois que li o livro em ver como era na verdade.
    gostei imenso.
    vou voltar a ler o livro e a ver o filme!

    ResponderEliminar