sexta-feira, 8 de maio de 2009

Disciplina sem Gritar nem Bater

Todos nós já sentimos que gritámos com os nossos filhos mais do que queriamos ... Assim, e depois da sugestão dada pela Bárbara (Guillermo Ballenato, Educar Sem Gritar), acrescento à nossa lista de guias para pais um título que também reforça esta preocupação. Na feira do livro do ano passado encontrei, finalmente, este livro, que já tinha lido, emprestado por uma amiga. Apesar das dúvidas iniciais quanto ao seu conteúdo, ambas encetámos a leitura do livro por causa do seu subtítulo, sem gritar, e ambas gostámos. Este, organizado em pequenos capítulos, debate temas tão sugestivos como “Respostas Tortas”, “Birras”, “Resistir à Hora de ir para a cama”. Cada secção está ainda organizada em subcapítulos: “prevenção do problema”, “o que deve fazer”, “o que não deve fazer” e uma situação exemplo.
Não tem soluções milagrosas nem deve, a nosso ver, ser seguido cegamente. Todavia apresenta ideias e caminhos que cada família pode adaptar. Um guia muito prático que, em poucas páginas, apresenta sugestões, jogos, alternativas concretas que todos podemos experimentar.
A título de exemplo, na secção “o que fazer”, surge um dos conselhos mais desconcertantes. Sobre as respostas tortas diz: “Tente prestar a mínima atenção possível às respostas inofensivas. Fingir que nem sequer aconteceu alguma coisa retira qualquer poder possível que o refilão tenha sobre você e retira-lhe todo o gozo em responder torto, porque não é um jogo divertido para jogar sozinho.”.
Já tínhamos pensado nisto?

Disciplina sem Gritar nem Bater - soluções práticas para problemas comportamentais pré-escolares de Jerry Wyckoff e Barbara Unell, Replicação

Ana Soares

3 comentários:

  1. Como mãe e professora é um livro que está, sem dúvida, no topo das minhas proximas aquisições.
    Concordo que realmente se pode educar e ter autoridade e sobretudo respeito dos nossos filhos e alunos, sem que tenhamos de "berrar" ou "bater". Sou professora há 13 anos, adoro o que faço e nunca, até hoje, tive necessidade de fazer uma participação ou colocar um aluno fora da sala de aula. Verdade seja dita que muito disto também se deve à boa educação dos alunos que até hoje tive e também ao apoio dos encarregados de esducação que sempre estiveram do meu lado. Por isso, ainda sou daquelas sortudas que ainda está no ensino com um prazer imenso.
    Gostei muito deste cantinho...vou voltar

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde, adorei este cantinho, o livro é bastante interessante o único senão é não o conseguir encontrar à venda. Se me pudessem ajudar ensse sentido agradecia.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. E na feira do livro?

    Pedir para encomendar, numa livraria, pode ser também uma hipótese.

    ResponderEliminar