quinta-feira, 7 de maio de 2009

Fins-de-semana em família

Os fins-de-semana em família obrigam a uma grande ginástica por parte de todos. Ora são os testes dos miúdos que obrigam a família a ficar por casa, ora são os casamentos ou outros “eventos” dos adultos que obrigam os miúdos a ir atrás dos pais. É assim também a nossa vida. Há no entanto circunstâncias especialmente felizes quando ambas as vontades se unem. E digo especialmente felizes, pois os outros fins-de-semana em que andamos a reboque uns dos outros também são felizes!

Fizemos há uns meses um fim-de-semana daqueles “vá para fora cá dentro”, pois apetecia aos pais passear. Sim, mas já não se passeia como antigamente. As viagens, saídas e chegadas têm de ser meticulosamente preparadas e pensadas. As paragens passam a ser em maior número, nem que seja para trocar a roupa a um dos que lá atrás acabou de vomitar. Bom, mas ainda assim lá fomos. O mote para o passeio foi também um trabalho sobre o Baixo-Alentejo. Lá fomos nós analisar a paisagem, procurar bolotas, cortiças, cocharros e provar a gastronomia… Aqui ficam provas deste fds.

Já lá vai o tempo em que tínhamos tempo para ler a revista Evasões, pesquisar no livro As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal e mil e uma outras coisas para preparar um fim-de-semana deste género. Agora, e para ir para fora cá dentro e fazer bons passeios em família, consultamos a colecção do Expresso – Guias de Portugal para os mais Novos. Simples, bem ilustrados, uma boa maneira de introduzir os mais novos nas viagens em família.

Ana Soares

1 comentário: