Os fins-de-semana em família obrigam a uma grande ginástica por parte de todos. Ora são os testes dos miúdos que obrigam a família a ficar por casa, ora são os casamentos ou outros “eventos” dos adultos que obrigam os miúdos a ir atrás dos pais. É assim também a nossa vida. Há no entanto circunstâncias especialmente felizes quando ambas as vontades se unem. E digo especialmente felizes, pois os outros fins-de-semana em que andamos a reboque uns dos outros também são felizes!
Fizemos há uns meses um fim-de-semana daqueles “vá para fora cá dentro”, pois apetecia aos pais passear. Sim, mas já não se passeia como antigamente. As viagens, saídas e chegadas têm de ser meticulosamente preparadas e pensadas. As paragens passam a ser em maior número, nem que seja para trocar a roupa a um dos que lá atrás acabou de vomitar. Bom, mas ainda assim lá fomos. O mote para o passeio foi também um trabalho sobre o Baixo-Alentejo. Lá fomos nós analisar a paisagem, procurar bolotas, cortiças, cocharros e provar a gastronomia… Aqui ficam provas deste fds.
Já lá vai o tempo em que tínhamos tempo para ler a revista Evasões, pesquisar no livro As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal e mil e uma outras coisas para preparar um fim-de-semana deste género. Agora, e para ir para fora cá dentro e fazer bons passeios em família, consultamos a colecção do Expresso – Guias de Portugal para os mais Novos. Simples, bem ilustrados, uma boa maneira de introduzir os mais novos nas viagens em família.
Ana Soares
Um blogue ternurento, daqueles que eu gosto e quero voltar.
ResponderEliminarAnad