quarta-feira, 29 de maio de 2013

A importância da educação artística

"Educação Artística no séc XXI: O papel das famílias". Assim se chamava a conferência organizada pelo Centro Nacional de Cultura e do Clube Unesco de Educação Artística.
Os oradores eram Jorge Ascensão, o novo presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap); Ana Pereira Caldas, presidente do Clube Unesco de Educação Artística; e eu. Às 18h30, a sala estava vazia; às 19h00, a sala tinha quatro pessoas, tantas quanto as que se iriam sentar à mesa. "Eu, sozinha, nunca tive uma sala tão vazia", pensei desanimada.
A educação artística não interessa aos pais? Os pais não se querem envolver na educação artística? Sabem o que é a educação artística? Sabem o quão importante é para uma educação global? Já sabem e não precisam de saber mais? Não sabem e não querem saber?
O Ivo Cruz, em substituição de Oliveira Martins, fala de quão importante foi, em jovem aprender, no Conservatório, a falar em público. Jorge Ascensão refere que a educação artística é um complemento importante na educação das crianças e dos jovens e que lhes permite descobrir as suas aptidões. Ana Pereira Caldas conta sobre o projecto de quatro anos que concluiu, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, numa escola TEIP de Lisboa e como os alunos se sentem mais auto-confiantes depois de terem trabalhado, através da dança, a Matemática ou a Língua Portuguesa. O trabalho vai continuar, agora com o apoio da autarquia.
E eu faço uma súmula de tudo o que foi dito, reforçando a importância que têm as áreas artísticas na educação dos mais novos e lamento a perda que áreas como a Educação Visual e Tecnológica (EVT) tiveram, com a última mexidela nos currículos, feita pela actual equipa mininsterial.
Porque, no pré-escolar e no 1.º ciclo, os meninos ainda vão explorando, ainda mexem na plasticina, moldam; pintam, observam quadros para reproduzir ou inventar; tocam instrumentos, cantam; dançam. E depois? É na EVT e na Educação Física que vão poder continuar a experimentar tudo isso e descobrir se é isso que querem fazer na vida. E não têm de se tornar todos pintores, músicos e bailarinos. Mas podem tornar-se público dessas artes. Podem aprender a ser críticos, a ter espírito crítico, a querer mais do que o que vêem na televisão.
Infelizmente, nem todos os meninos têm acesso à educação artística fora da escola. Uma minoria aprende um instrumento; aprende a dançar; aprende escultura ou pintura; pratica um desporto. Por isso, a educação artística é importante para a promoção da igualdade e da a democracia, termino.
Sim, é importante e está a ser esquecida não só pelo Estado, como pelas pessoas, por todas as que podiam ter passado pelo Centro Nacional de Cultura, ao final da tarde. Mas estas conferências vão continuar e tenho a certeza que as próximas sessões vão encher!
BW

4 comentários:

  1. É a "não-inscrição" do povo luso como diz o filósofo português José Gil em seu “PORTUGAL HOJE, o medo de existir”.
    É a primeira vez que leio um assunto do qual eu tenho vindo a pensar desde estudante, de como eu gostaria de ter aprendido, porque para ser um aluno do ensino formal de hoje tem que ser um aluno já com talento para esse tipo de ensino, os outros acabam sendo batizados de preguiçosos e toda as mais psicopatologia possíveis. Parabéns pela vossa sensibilização!
    Vocês sabem se há escolas como esse tipo de ensino?

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  2. Bom dia, existem escolas com ensino artístico. Em Lisboa existe a secundária António Arroio, no Porto é a Soares dos Reis. Depois, no ensino superior pode optar por uma faculdade de belas artes, pelos conservatórios de música ou dança.
    Do que falo neste post é de "educação artística" que é diferente de "ensino artístico", porque é educação para todos! BW

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  3. Mas podemos dizer que "educação artística" tanto poderá estar dentro do meio familiar como dentro do "ensino artístico"?

    "A educação artística não interessa aos pais?" e "...os alunos se sentem mais auto-confiantes depois de terem trabalhado, através da dança, a Matemática ou a Língua Portuguesa..., reforçando a importância que têm as áreas artísticas na educação dos mais novos e lamento a perda que áreas como a Educação Visual e Tecnológica (EVT) tiveram, com a última mexidela nos currículos, feita pela actual equipa mininsterial."

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  4. A educação artística pode ser feita através do ensino articulado. Pode-se estudar música, por exemplo, numa academia e essas disciplinas fazerem parte do currículo do aluno. Existem muitos jovens que frequentam esse tipo de ensino. A educação artística é fundamental e só um Estado 'pobre' não a promove.

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