terça-feira, 13 de abril de 2010

Autarquia introduz fruta nas escolas

As 37 escolas do 1º ciclo do ensino básico de Oliveira de Azeméis passaram a incluir, desde hoje, na alimentação dos seus alunos o consumo de maçã, pêra e banana ao abrigo do Programa «Regime de Fruta Escolar».
O lançamento do projecto, que envolve um total e 2720 crianças, decorreu a meio da manhã na EB1 do Outeiro, na freguesia de Santiago de Riba-Ul.
O programa, resultante de uma candidatura apresentada pela autarquia em Novembro de 2009 ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), destina-se a promover, junto da população escolar, hábitos de consumo de alimentos saudáveis.

Duas vezes por semana os alunos vão consumir peças de fruta no âmbito do projecto aprovado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas. Até ao final do período escolar será distribuída maçã, pêra e banana, mas existe já a garantia por parte do IFAP de, no próximo ano lectivo, o leque de frutas a distribuir ser alargado.

O programa visa promover hábitos de consumo de alimentos saudáveis, reduzindo os custos sociais e económicos associados a regimes alimentares pouco sadios mas não substituindo programas já existentes, como o do leite escolar e o da distribuição de fruta nas refeições escolares.

O projecto «Regime de Fruta Escolar» resulta de uma parceria entre o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, as autarquias e os Ministérios da Saúde e da Educação (portaria nº1242 de 12 de Outubro de 2009).

2 comentários:

  1. Vou fazer talvez uma pergunta estúpida: nas nossas escolas, o lanche ou o almoço que é fornecido às crianças não tinha fruta?

    ResponderEliminar
  2. No almoço, à sobremesa, sim.

    Esta é uma medida extra. Um lanche extra, creio eu, pois a informação que me deram é que a medida não substitui, por exemplo, o leite dos lanches.

    AS

    ResponderEliminar