terça-feira, 27 de abril de 2010

Acolhimento Familiar

Acolhimento Familiar. Poder receber uma criança e ajudá-la a ter uma vida melhor. Aqui está um projecto que quero abraçar daqui a uns anos, quando os miúdos sairem de casa!

A Santa Casa precisa de famílias de acolhimento em Lisboa, pessoas ou famílias entre os 25 e os 65 anos que possam acolher uma criança ou jovem e prestar todos os cuidados. Tratam-se de crianças que por dificuldades familiares, têm de ser separadas da sua família natural temporariamente. Normalmente, "são crianças em grande sofrimento emocional que necessitam, por um período de tempo, de uma família substituta que as ajude a devolver a confiança em si e nos outros, que as aceite incondicionalmente e cuide delas com ternura e seja capaz de as devolver à vida mais fortes e mais felizes", avisa a Santa Casa em comunicado. Não são iguais à da imagem, são meninos sofridos, de todas as cores e estratos sociais.
Antes de receber uma criança as famílias de acolhimento "benefi­ciam de sessões de preparação e formação, atenção individualizada, acompanhamento durante (e pós) o acolhimento da criança, apoio telefónico durante 24 horas por dia para situações de emergência, contactos com outras famílias de acolhimento para troca de expe­riências e ajuda financeira para gastos com o acolhimento".

A candidatura faz-se através do Serviço de Acolhimento Familiar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, telefones: 213 235 118 / 213 235 177; e-mail: diadij@scml.pt
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário