segunda-feira, 1 de março de 2010

Como se estuda para o exame de português?

Tenho verificado que um número considerável de acessos ao educaremportugues se devem à pesquisa a partir da expressão "como se estuda para o exame de português". Tenho até recebido alguns mails com pedidos de ajuda quanto a esta questão.

Folgo em ver que estes acessos não se estão a dar nas vésperas dos referidos exames, sejam eles de língua portuguesa (9º ano), sejam de português (12º), pois a minha primeira observação, ao jeito de introdução, à resposta sobre como estudar é a seguinte: estuda-se com tempo. As aulas devem ser um tempo de reconhecimento de autores, tipologias de texto, prática, esclarecimento de dúvidas. Enfim, um processo de contínuo enriquecimento. Estudar para uma disciplina de língua não se faz à pressa, nas vésperas, à espera de milagres de última hora. Ler as obras recomendadas pelos programas, treinar a escrita exige tempo. A leitura e a escrita precisam de amadurecer.

Depois, e em termos práticos, é útil ter bons materiais de síntese (apontamentos, powerpoints dos professores ou um bom manual/guia) que devem suportar o estudo, fornecendo linhas de leitura, questões a partir das quais se treine a escrita, mas também a capacidade de interpretação.

O funcionamento da língua deve também ser estudado com tempo. Como vou dizendo aos meus alunos, meio a brincar, meio a sério, neste domínio é preciso saber tudo. Até ao 9º ano, excepto o domínio da pragmática, tudo deve ficar dado. Por isso, uma boa gramática é um guia imprescindível. De preferência com exercícios resolvidos. Para se ir fazendo e assim revendo conteúdos.

Sobretudo aos alunos do 12º ano, costumo ainda sugerir que dediquem algum tempo a ler a imprensa escrita. Produzir, por exemplo, um bom texto argumentativo com uma boa fundamentação e bons exemplos faz-se também a partir de um bom conhecimento do mundo.

Por último, conhecer bem os exames. Consultar a página do Gave. Analisar cuidadosamente a sua estrutura, o tipo de questões, a lógica que lhes está subjacente (que por vezes pode ser distinta da utilizada em aula). Ver com atenção os critérios de correcção, aspectos que são alvo de penalização e descontos. Por fim, resolver todos os os exames.

Nas vésperas, ler excertos das obras do programa e treinar a escrita, nomeadamente das tipologias textuais que habitualmente são pedidas no exame.

Ana Soares

7 comentários:

  1. eu estou agora no 9ºano e sei que não se deve estudar so na vespera por isso queria perguntar se alguem me poida indicar um bom manual de apoio com a gramatica actualizada para eu por o meu estudo em ordem.
    É que não tenho muitos apontamentos nem sei muito bem como se estuda português especialmente a gramatica pois as minhas aulas no 7º e no 8º não foram as melhores...
    Se alguém mu puder ajudar agradeço

    ResponderEliminar
  2. ooooooooooooo pegeui pasewi

    ResponderEliminar
  3. Dizer "uma boa gramática" ajuda pouco.Qual é a boa gramática?
    Esperava uma ajuda mais concreta. De qualquer forma, obrigada.
    Laura

    ResponderEliminar