quinta-feira, 11 de março de 2010

A educação dos Carvalho e Silva

"Os cinco magníficos" é um texto de Rosa Ruela que sai hoje na revista Visão sobre os cinco irmãos Carvalho e Silva, todos doutorados e em lugares de destaque na investigação em Portugal. Jaime Carvalho e Silva, 54 anos, é co-autor do programa de Matemática para o secundário; João Gabriel, 52, é coordenador da equipa que criou o primeiro computador português; José Manuel, 50 anos é presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose; Margarida, 47 anos, é coordenadora da plataforma Transgénicos Fora e coordenadora das Olimpíadas do Ambiente; e Jorge, 43 anos desenvolve substitutos da pele para tratamento de pacientes queimados.
Os pais são os grandes responsáveis pelo seu sucesso, dizem em uníssono. Maria Amélia, hoje com 77 anos e Jaime Carvalho e Silva, 85 anos, fizeram sacrifícios para que os filhos estudassem, mudaram de terra e sempre tiveram como prioridade a educação: "Não tinhamos dez tostões para um chocolate, mas arranjávamos dez contos para um livro".
A autoridade dos pais também contribuiu para o sucesso: "Aplicámos aos filhos uma vida de disciplina. Eles estavam no topo mas nós cá em baixo é que mandávamos. Como falávamos a uma voz, sabiam que só tinham um caminho", diz o pai. "Os nossos filhos habituaram-se a estudar logo na instrução primária. Eles não são cinco cérebros, apenas tiveram desde pequeninos a ideia de que era preciso trabalhar", continua e o recado era um só: "Meus meninos, se ambicionam coisas como as dos vosso colegas ricos, só têm um caminho, suem a camisola".
Maria Amélia termina com uma recomendação para os pais de hoje: "É preciso que os pais orientem os filhos porque se eles ficam em autogestão dá asneira. Devemos ter o coração duro para não os olhar como ursinhos de peluche que nos consolam quando chegamos a casa. Os filhos são porcos-espinhos em que temos muitas vezes de picar os dedos e gotejar sangue."

Obrigada pela partilha!
BW

PS: Também na Visão um excelente trabalho sobre bullying

1 comentário:

  1. Eduquei dois filhos e gabo-me de nunca ter dado sequer uma palmada em nenhum deles. São licenciados, são pessoas de bem e cada um à sua maneira vive a vida da melhor maneira. Ela, casada e com três filhos lindos; ele solteiro e independente, mas como muitos jovens de hoje teve que procurar futuro fora de Portugal, porque aqui ou se é rico ou se "é coitadinho", doutro modo, este não é um país para jovens!

    ResponderEliminar