sexta-feira, 12 de março de 2010

Professor vitima de bullying preferiu morrer

Não tinha 12 anos nem o corpo franzino de Leandro, o menino que se atirou ao Tua e que não queria morrer, só chamar a atenção. Luís tinha 51 anos, era um professor que pediu ajuda ao conselho executivo, que fez queixa e que não viu resultados.
As histórias de Leandro e de Luís têm muitos pontos em comum: eram vítimas de bullying, chamaram a atenção para o facto (a família de Leandro fez queixa; o professor também), não receberam resposta de quem de direito e tiveram o mesmo fim.
Antes de chegarem à escola, os filhos precisam de ser educados, precisam de pais que os acompanhem, que os chamem à responsabilidade, precisam de se saber sentar numa sala de aula, de saber respeitar os professores, de saber respeitar os outros adultos, precisam de ser humildes, de não acreditar que são donos do mundo ou que o mundo lhes deve tudo, precisam de aprender que vivem numa sociedade com regras.
Quanto aos professores, precisam de formação para saber lidar com estas situações, para saber impor o respeito dentro da sala de aula, precisam de mais poder dentro da escola, precisam que o estatuto do aluno mude.
Precisam também de saber trabalhar em conjunto, de estar mais atentos aos outros. Na escola do professor Luís não falhou só a direcção, falharam os colegas que sabiam que o docente preferia passar os intervalos dentro do carro, cada vez mais isolado, cada vez mais desesperado até decidir que a única solução era por fim à vida.
BW

2 comentários:

  1. Sra. jornalista Bárbara Wong, aconselho-a a ler os seguintes textos:

    http://liberdadeuminho.blogspot.com/2008/07/sero-essas-pessoas-normais.html

    http://liberdadeuminho.blogspot.com/2009/03/podem-passar-mil-anos.html

    http://liberdadeuminho.blogspot.com/2010/02/o-assedio-moral-na-primeira-pessoa.html

    ResponderEliminar
  2. É incrivel as "histórias" que ouvimos hoje em dia sobre a nossa juventude. Cada vez mais vemos a falta de educação que existe neste país não só perante os professores mas para com todos. Sinceramente não sei onde vamos parar com esta futura sociedade (as crianças). Gostava que os pais em casa tomassem mais atenção aos seus filhos em vez de lhe darem esta liberdade toda onde eles pensam que são so donos do mundo e que podem sair por aí a fazer o que lhes apetece. Eu sou uma jovem de 25 anos e sei perfeitamente o que se passa por aí e tenho a noção de que hoje em dia os pais não dão nem metade da atenção e da educação que deveriam dar. Sei que posso estar a ser dura ou radical nas palavras mas é a minha opinião e é aquilo que vejo e percepciono (nas ruas, na noite e até nas nossa famílias). Enfim espero que todos neste país ponhom os olhos em todas as noticias que têm saído nos jornais e ponham a mão na consciência porque um dia pode calhar à vossa porta e já ser tarde demais para tomarem uma medida!!!

    ResponderEliminar