sexta-feira, 26 de março de 2010

Regras para ser um bom director de escola

Os directores sao uma realidade nova para n'os, mas nao para os norte-americanos, onde o sistema educativo 'e completamente descentralizado e, por isso, o director 'e aquele que tem o poder mais directo sobre a escola. Nick Cabot 'e professor na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, foi docente do secund'ario durante anos e lembra um dos seus directores como o modelo de um bom director, o homem que lhe ensinou as cinco regras para se ser um bom director:
1. Lembrar-se das suas origens - tamb'em ele foi professor, um director deve ser sempre um professor, ressalva
2. Dar voz a quem 'e acusado - sejam professores, alunos ou outro pessoal
3. Confiar nos professores
4. Confiar naquilo que os professores ensinam
5. Estar sempre vis'ivel na escola - nao passar o tempo no gabinete, mas andar de um lado para o outro, conhecer a escola, os professores, os alunos, as necessidades que existem.
Parecem-me cinco boas regras lembrando que os directores querem duas coisas dos seus professores, que:
1. Saibam gerir uma sala de aula
2. Consigam que os seus alunos obtenham resultados
Tamb'em me parece bem!
BW
PS: Desculpem a falta de acentos

Sem comentários:

Enviar um comentário