segunda-feira, 22 de março de 2010

Cambalhotas ao som de Chopin



Colecção Grandes Compositores: a nova colecção do jornal Expresso dedicada aos mais novos.



Seis livros, cada um destinado a um compositor. Para além da história - simples e adequada aos mais pequenos, guiada por duas simpáticas personagens, a Mi e o - cada volume inclui jogos, passatempos e a oferta de um CD com excertos das principais músicas.

Comprámos o número 1, dedicado a Chopin. Confesso que os miúdos estavam mais interessados noutras brincadeiras, mas lá se sentaram ao meu lado para ver do que se tratava... Pus o CD. Lemos a história. O rapaz lá foi lendo algumas das palavras (aquelas que têm as letras que ele já aprendeu). Depois, foi a vez de experimentar as actividades que o livro propõe. E lá desenhámos o Chopin e respectivo piano (ver imagens), demos cambalhotas, batemos com os calcanhares... No fim, fizemos o questionário. Enfim, aqui a nota não foi vinte. Entre a Polónia e Paris, resolveram dizer que Chopin nasceu na Polofrança, mas não faz mal. Acertaram nas principais: que ele tinha uns dedos compridos e que, desde pequeno, tocava piano muito bem. Mas o melhor de tudo foi mesmo vê-los aos pulos ao som do Chopin. Para a semana, com Beethoven, vamos tentar repetir.

Ana Soares

3 comentários:

  1. Eu, professor de 1º ciclo, consultor de novidades em quiosques os mais variados, leitor de livros, revistas, jornais até não poder mais, velho melómano e outras coisas que tais, confesso que perdi este lançamento que muito gostaria de experimentar com os meus alunos.
    A ver vamos se ainda vou a tempo de a encontrar!

    ResponderEliminar
  2. Ainda deve encontrar, é deste fim-de-semana.
    AS

    ResponderEliminar
  3. Este fim-de-semana comprámos o volume sobre Beethoven.
    A actividade mais divertida foi a dança das cadeiras ao som de Beethoven;)
    AS

    ResponderEliminar