quarta-feira, 3 de março de 2010

Alargamento do ensino obrigatório

A notícia não é de hoje, mas aqui fica. O alargamento do ensino obrigatório até aos 18 anos é já uma certeza. Os alunos que actualmente frequentam o 7º ano estão já abrangidos.


Podíamos agora tentar fazer futurologia e imaginar a escolas secundárias desta nova geração. É em 2014 que vamos ter a primeira "fornada" de alunos do 12º ano abrangidos por esta lei. O que terá mudado nas escolas? Que benefícios terão colhido os alunos?
Os professores terão, certamente, mais papéis para preencher. Os números, para as estatísticas, serão melhores. Espero que as Oportunidades sejam uma realidade para os alunos que se virem forçados a estar no sistema. Que possam tirar vantagens da Escola. E que esta veja os cursos profissionalizantes como parceiros privilegiados na formação dos jovens e futuros cidadãos.

Ana Soares

3 comentários:

  1. Fico sempre na dúvida. O ensino obrigatório são 12 anos de escolaridade (mesmo que o aluno ao fim de 12 anos só termine o 9º ano por exemplo), ou tem mesmo que terminar o 12º ano (mesmo que termine com 23 ou 24 anos)?

    ResponderEliminar
  2. Atenção: os alunos são obrigados a frequentar a escola até aos dezoito anos. Isso não significa que concluam o 12.ºano. Seria bom que tal acontecesse e que tantos anos passados na escola fossem sinónimo de conhecimentos e capacidades adquiridas!

    ResponderEliminar
  3. Exactamente! São doze anos de escola e não escola obrigatória até ao 12.º ano! BW

    ResponderEliminar