quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os feriados e a produtividade

As deputadas do PS Maria do Rosário Carneiro e Teresa Vendas, em nome da produtividade e competitividade do país propõem-se abolir quatro feriados, dois religiosos e dois civis, do calendário e tornar outros móveis, de maneira a colá-los ao fim-de-semana para evitar pontes. Temos feriados e férias a mais, dizem. Férias não digo, mas feriados sim.
Não concordo com os feriados que propõem cortar: Corpo de Deus, Todos-os-Santos, 5 de Outubro e 1 de Dezembro. Por mim, tirava todos os feriados religiosos excepto o Natal e a Páscoa e tenho a certeza que caiam mais do que quatro feriados. Como é que, no ano em que se celebra o centenário da República, sugerem cortar o 5 de Outubro? E como é que propõem mais um, o dia da Família a 26 de Dezembro? É mesmo uma proposta que não é para levar a sério.
BW

3 comentários:

  1. Concordo contigo! Ai ai, estas deputadas... Na verdade sendo Portugal um país laico podia deixar caír mais alguns religiosos, mesmo porque quem não é católico não tem que apanhar com os feriados católicos nem com os das outras religiões... enfim... foi como a historia do Papa vir cá e o estado dar os dias para os funcionários públicos irem à missa... Eu estive a trabalhar apesar da universidade nos dar os dias!

    ResponderEliminar
  2. Pois! ontem recebi um comunidade da associação república e laicidade que punha o dedo na ferida: no dia 13 estavam 750 mil funcionários públicos com tolerância de ponto mas em Fátima estavam 370 mil pessoas, destas, vários milhares eram estrangeiros... "É portanto evidente que apenas uma pequena minoria dos funcionários públicos terão utilizado a tolerância de ponto para a finalidade que o Governo previra. Este indicador da fraca afluência dos cidadãos portugueses a festividades religiosas deve ser considerado, com outros, em qualquer debate sobre a alteração do actual calendário de feriados", diz a associação. Pois... BW

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está! Por vezes pergunto-me, "nós não somos mais iluminadas que @s noss@s deputad@s, por isso expliquem-me como é que nós vemos tantas incongruências e ideias sem sentido e eles não vêem?"
    Seremos assim tão diferentes? Não somos porque conheço algumas pessoas boas na política. Como é que vemos estas ideias? às vezes fico mesmo irritada!! Apre!!!!!

    ResponderEliminar