quarta-feira, 5 de maio de 2010

Provas de aferição de Língua Portuguesa

Corroboro as observações feitas pela Associação de Professores de Português.
Os temas centrais de qualquer comentário às provas de aferição têm sido sempre, ano após ano, o grau de dificuldade e adequação dos exercícios; a utilidade; o tratamento dos dados obtidos.
2010 não foi excepção!

Não resisto a transcrever da prova do 6º ano (que corresponde a meninos de +/-12 anos) um exercício que, não duvido, espantará muitos dos nossos leitores. Aqui vai.

11. Ordena alfabeticamente as seguintes palavras, numerando-as.
monstro
marinho
mareante
mar
majestoso
maresia
magnífico
marítimo
marca

Atenção, nem todas as perguntas da prova são deste calibre. Felizmente!


Ana Soares

11 comentários:

  1. adoro lingua portuguesa.As provas eram faceis mas 50 minutos é pouco tempo

    ResponderEliminar
  2. Sabe quantos alunos erram essa pergunta?

    ResponderEliminar
  3. olá eu sou uma das alunas que realizou esta prova hoje e achei o texto dramático fácil, mas muitas das minhas colegas não conseguiram compreende-lo,fazer as perguntas e mesmo até a composição.

    ResponderEliminar
  4. Compreendo a questão do leitor anónimo.

    Alguns erraram, certamente. Não sabemos quantos...
    Mas a verdade é que se esperam destas provas perguntas mais direccionadas para o que os programas referem. Usar o dicionário é uma delas, mas o mais importante no que a este importante instrumento diz respeito é entender uma entrada de dicionário. Também o texto escolhido no Grupo I, texto dramático, é exemplo desta minha perspectiva. É que dos programas actualmente em vigor para o 2º ciclo não faz parte este tipo de texto.

    AS

    ResponderEliminar
  5. Também me parece que a duração da prova deveria ser um pouco maior.

    ResponderEliminar
  6. eu n corcordo com a(o)"educar em portugues" nem com o anonimo eu acho k deu tempo para faxer tudo e rever na minha turma toda a gente cabou maix o menos 15 minutos antes acho k ate foi tempo de mais

    ResponderEliminar
  7. Eu também fiz essa prova e achei que foi fácil mas,alguns dos meus colegas não conseguiram porque tiveram pouco tempo para a realizar.

    ResponderEliminar
  8. Acho que o tempo não é suficiente para se realizarem provas com tão grnde extensão.Há escolas em que a matéria não foi toda dada até esta data.

    ResponderEliminar
  9. E ninguém refere a análise do texto da prova do 4ºano? E o próprio texto, o tema , as metáforas etc? Já pensaram quantos alunos do 12ºano não conseguiriam responder a estas perguntas de interpretação?
    Será que os meninos do 4ºano deste país adentro sabiam que o homem foi à lua, quando foi, por que foi?Será que eles compreendem o romantismo do olhar a lua?

    ResponderEliminar
  10. A Prova foi mais ou menos facil!
    Mas deveria ter mais tempo para fazer a prova!
    MEtade da minha turma nao acobou a prova! Foi bue injusto!!

    ResponderEliminar
  11. oio~+.o,pºç~ºl9.',im9m+'0

    ResponderEliminar